CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA OLIMPIA FERREIRA BANDEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA OLIMPIA FERREIRA BANDEIRA DA SILVA
DATA: 08/10/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Auditório 411 / Ambiente Virtual
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA: MATERIAL DIDÁTICO PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Fluência, Leitura, Material didático
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente dissertação se propõe a investigar e desenvolver um material didático com foco no aprimoramento da fluência leitora em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Este objetivo surge em resposta a um contexto educacional em que os resultados de avaliações, tanto em âmbito nacional (SAEB) quanto internacional (PISA), têm evidenciado desafios significativos no que tange às habilidades de leitura dos estudantes brasileiros, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fluência leitora, entendida como a capacidade de ler com precisão, velocidade e expressividade, é reconhecida como um pilar fundamental para o sucesso na alfabetização e para o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica profícua. A ausência ou a insuficiência dessa habilidade pode comprometer a compreensão textual e, consequentemente, o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Diante desse cenário, a dissertação se justifica pela necessidade de oferecer aos educadores um recurso pedagógico que auxilie no desenvolvimento da fluência leitora de forma estruturada e eficaz. Acredita-se que a carência de materiais didáticos específicos para esse propósito no 2º ano do Ensino Fundamental motiva a busca por soluções que possam contribuir para a prática docente. Para alcançar seu objetivo geral, a pesquisa estabelece alguns objetivos específicos. Primeiramente, busca-se identificar os diferentes perfis de leitores presentes em uma sala de aula do 2º ano, reconhecendo que cada aluno possui suas particularidades, ritmos e necessidades no processo de aprendizagem da leitura. Em seguida, propõe-se a elaboração de estratégias textuais diversificadas, que sejam adequadas a esses diferentes perfis, visando atender às demandas específicas de cada grupo de alunos. Por fim, almeja-se criar um conjunto de atividades interativas e progressivas, que proporcionem a prática da leitura fluente de forma engajadora e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. A presente dissertação organiza o estudo em quatro seções principais. A primeira seção, de caráter introdutório, apresenta o contexto, a justificativa, os objetivos e a estrutura da pesquisa. A segunda seção é dedicada à fundamentação teórica, na qual são discutidos conceitos e referenciais teóricos relevantes para o tema, a saber: Scliar-Cabral (1989), Solé (1998), Cagliari (1999), Capovilla (2000), Coelho (2000), Ferreiro (2003), Lerner (2007), Gomes (2009), Adler Doren (2010), Alves (2012), Zorzi (2018), PCNs (1997); BNCC (2018), PNA (2019). Ainda nessa seção apresenta-se a análise de documentos oficiais que norteiam o ensino da leitura no Brasil como a BNCC (2018), os PCN (1997) e a PNA (2019), a exposição de dados de avaliações de leitura, a discussão sobre a importância da leitura no processo de aprendizagem, a exploração dos diferentes níveis de leitura, a caracterização dos perfis de leitores e o aprofundamento no conceito de fluência leitora. A terceira seção descreve o material didático desenvolvido, detalhando suas características, organização e as estratégias pedagógicas que o fundamentam, com base nos perfis de leitores identificados pelo CAEd (2023). Por fim, a quarta seção apresenta as considerações finais da pesquisa, na qual são retomados os principais achados, reforça-se a relevância da fluência leitora no contexto educacional e destaca-se a contribuição do material didático para a prática docente.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo à Instituição - PRISCILA EVANGELISTA MORAIS