CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: JOSECLECIA MARTINS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSECLECIA MARTINS SANTOS
DATA: 07/11/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O ENSINO DA ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: UMA PROPOSTA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: escrita; letramento; ensino fundamental; sequência didática; autobiografia.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A presente dissertação, constitui o produto final de uma intervenção pedagógica, desenvolvida
por meio de uma Sequência Didática, fundamentada nos estudos Dolz, Noverraz e Schneuwly
(2004), junto a alunos do 5º ano do ensino Fundamental do Anos Iniciais, da Escola
Municipal Ativa Integral Analice Caldas, localizada em João Pessoa- PB. O objetivo geral
constituiu em elaborar e aplicar uma proposta didática para o ensino da escrita na perspectiva
do letramento, tendo como foco o gênero autobiografia, visando à consolidação da escrita e ao
uso social da língua. Nesse sentido, a investigação buscou desenvolver estratégias
pedagógicas que articulassem práticas de letramento e a produção de textos significativos para
a vida dos alunos. A abordagem concentrou-se no gênero autobiográfico, utilizando sequência
didática como instrumento para favorecer o avanço das habilidades de escrita, considerando
os contextos sociais e culturais dos estudantes. A pesquisa foi sustentada por referenciais
teóricos que contribuíram para a compreensão do objeto em análise, destacando-se os estudos
de Soares (2000, 2005, 2011, 2022), Bakhtin (2003), Ferreiro (2000), Ferreiro e Teberosky
(1999), Kleiman (1995, 2007), Marcuschi (2008, 2010) e Silva (2022), entre outros, que
discutem o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da
Linguística Aplicada. Para fundamentar o trabalho com a sequência didática, foram
mobilizados os referenciais de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, esta pesquisa
dialoga com documentos oficiais que norteiam o ensino brasileiro, como os Parâmetros
Curriculares Nacionais (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2018), em especial no
que tange à concepção de escrita vinculada às práticas de letramento. No campo
metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, em articulação com a pesquisa-ação,
fundamentada nas reflexões de Esteban (2010), Tripp (2005), André (1995), Gerhardt e
Silveira (2009) e Prodanov e Freitas (2013), cujas contribuições possibilitaram o
delineamento dos procedimentos investigativos adotados. Como instrumento de análise,
foram consideradas as produções textuais de autobiografias de 11 (onze) alunos. O estudo
tomou como referência a comparação entre a produção inicial e a produção final de cada
participante. A análise evidenciou que os resultados apontam para uma persistência de erros
ortográficos, mas o progresso em relação à produção inicial é notável, principalmente quanto
à estrutura e à clareza da escrita.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Presidente(a) - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Interno(a) - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA