CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA MENDONÇA BEZERRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA MENDONÇA BEZERRA
DATA: 10/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: A contribuição da Avaliação Diagnóstica de Rede - ADR no processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa em uma escola pública do município de Fortaleza: resultados e práticas pedagógicas
PALAVRAS-CHAVES: Racismo estrutural. Língua português. Racismo linguístico. Variedades linguísticas.
PÁGINAS: 86
RESUMO: Esta dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Linguística e Ensino da UFPB, investiga a contribuição das Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR) para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental a partir do experienciado em uma escola pública do município de Fortaleza. Parte do pressuposto de que as avaliações em larga escala, quando seus resultados são efetivamente utilizados para orientar intervenções pedagógicas, podem ser poderosas aliadas na superação de dificuldades de aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa e caracterizado como um estudo de caso instrumental, tem como corpus os relatórios e gráficos de desempenho do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF) de uma escola da rede municipal de Fortaleza, referentes às três ADRs aplicadas no ano letivo de 2024. A análise dos dados, foi qualitativa e articulada ao referencial teórico da Linguística Aplicada (Koch, Marcuschi, Bakhtin), evidenciando lacunas de aprendizagem persistentes em descritores fundamentais, como a inferência de sentido (D03) e o reconhecimento de gêneros discursivos (D09), assim como reconhecer elementos da narrativa e o conflito gerador (D11) com um agravamento significativo do
desempenho na avaliação final. Os resultados indicam que, por si só, a aplicação da ADR não assegura a contribuição para a aprendizagem, sendo crucial a mediação do professor na tradução dos diagnósticos em ações pedagógicas efetivas. Como produto educacional, é proposto um caderno de apoio pedagógico, direcionado aos docentes, com sequências didáticas focadas nos descritores de menor acerto. Conclui-se que a ADR pode contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem quando integrada a um ciclo contínuo de diagnóstico, intervenção reflexiva e reavaliação, reforçando seu caráter formativo e sua potência para a qualificação da prática docente em Língua Portuguesa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA CECYLIA DE ASSIS E SÁ
Interno(a) - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA
Presidente(a) - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE