CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO RENAN LIMA DANTAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO RENAN LIMA DANTAS
DATA: 31/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: ENTRE O MACRO E O MICRO: O USO DO PAINEL DA REDE MUNICIPAL E DAS VALIAÇÕES BIMESTRAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FRANCISCO MAURÍCIO DE MATTOS DOURADO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Educacional; Painel da Rede Municipal; Avaliações Internas; Planejamento Pedagógico; Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 119
RESUMO: A pesquisa investiga como o Painel da Rede Municipal de Fortaleza e as avaliações
bimestrais escolares contribuem para a construção de estratégias pedagógicas no
ensino de Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental. A avaliação
educacional, em diferentes escalas, constitui instrumento essencial para compreender
a aprendizagem e orientar o planejamento pedagógico. O estudo articula os níveis
macro e micro da avaliação, representado pelas Avaliações Diagnósticas de Rede
(ADR) e pelas avaliações internas com o objetivo de compreender como esses dados
podem dialogar e favorecer práticas pedagógicas mais eficazes. O problema de
pesquisa consiste em analisar de que forma os resultados do Painel e das avaliações
bimestrais podem ser utilizados para aperfeiçoar o ensino. A hipótese sustenta que a
integração entre avaliações externas e internas potencializa a elaboração de
estratégias pedagógicas mais coerentes e diagnósticas, permitindo identificar lacunas
e propor intervenções específicas. O objetivo geral é investigar como essas avaliações
podem subsidiar a construção de estratégias de ensino de Língua Portuguesa no 5º
ano, tendo como objetivos específicos a análise de documentos normativos, o exame
das práticas avaliativas da Rede Municipal e da Escola Municipal Professor Francisco
Maurício de Mattos Dourado e a proposição de formas de articulação entre dados
macro e micro. A metodologia adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e
caráter descritivo-analítico, baseada em análise documental e estudo de caso, com uso de relatórios do Painel da Rede, resultados das avaliações bimestrais e
documentos oficiais. A triangulação de dados busca compreender a convergência
entre indicadores externos e internos e como esses resultados são apropriados
pedagogicamente pelos docentes. O estudo fundamenta-se em autores como Luckesi,
Hoffmann, Esteban e Saviani, que defendem uma concepção formativa e inclusiva de
avaliação, contrapondo-se à visão classificatória e excludente. Também dialoga com
políticas públicas de avaliação em larga escala, como o SAEB e o SPAECE, e destaca
o Painel da Rede como instrumento de gestão pedagógica e tomada de decisão. Os
resultados apontam que, embora Painel e avaliações bimestrais tenham naturezas
distintas, podem ser integrados em um processo avaliativo contínuo: o Painel oferece
visão macro da aprendizagem em nível de rede, e as avaliações internas
proporcionam leitura micro, próxima das especificidades das turmas e do contexto
escolar. A articulação entre esses dois níveis amplia a capacidade de intervenção
pedagógica, permitindo ao professor planejar ações alinhadas às habilidades da
BNCC e do DCRFor. A relevância científica do estudo está na contribuição para o
fortalecimento de práticas pedagógicas baseadas em evidências e na consolidação de
uma cultura avaliativa crítica e reflexiva. Socialmente, reforça o compromisso com a
equidade e a melhoria da qualidade da educação, ao propor mecanismos que
reduzam desigualdades e assegurem o direito de todos à aprendizagem.
Educacionalmente, evidencia a avaliação como ferramenta formativa e eixo
estruturante do planejamento docente. Conclui-se que a integração entre dados macro
e micro representa caminho promissor para o aperfeiçoamento das práticas
pedagógicas, permitindo que gestores e professores transformem os resultados das
avaliações em instrumentos de reflexão e ação. O estudo propõe um conjunto de
procedimentos pedagógicos integrados para o uso dos dados avaliativos, orientando o
planejamento intencional, a análise crítica dos resultados e a construção coletiva de
estratégias de ensino, contribuindo para o avanço da aprendizagem em Língua
Portuguesa e para o fortalecimento da escola pública como espaço de formação
integral e emancipadora.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno(a) - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente(a) - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE