CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO RENAN LIMA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO RENAN LIMA DANTAS
DATA: 31/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: ENTRE O MACRO E O MICRO: O USO DO PAINEL DA REDE MUNICIPAL E DAS VALIAÇÕES BIMESTRAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FRANCISCO MAURÍCIO DE MATTOS DOURADO
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Educacional; Painel da Rede Municipal; Avaliações Internas; Planejamento Pedagógico; Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 119
RESUMO: A pesquisa investiga como o Painel da Rede Municipal de Fortaleza e as avaliações bimestrais escolares contribuem para a construção de estratégias pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental. A avaliação educacional, em diferentes escalas, constitui instrumento essencial para compreender a aprendizagem e orientar o planejamento pedagógico. O estudo articula os níveis macro e micro da avaliação, representado pelas Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR) e pelas avaliações internas com o objetivo de compreender como esses dados podem dialogar e favorecer práticas pedagógicas mais eficazes. O problema de pesquisa consiste em analisar de que forma os resultados do Painel e das avaliações bimestrais podem ser utilizados para aperfeiçoar o ensino. A hipótese sustenta que a integração entre avaliações externas e internas potencializa a elaboração de estratégias pedagógicas mais coerentes e diagnósticas, permitindo identificar lacunas e propor intervenções específicas. O objetivo geral é investigar como essas avaliações podem subsidiar a construção de estratégias de ensino de Língua Portuguesa no 5º ano, tendo como objetivos específicos a análise de documentos normativos, o exame das práticas avaliativas da Rede Municipal e da Escola Municipal Professor Francisco Maurício de Mattos Dourado e a proposição de formas de articulação entre dados macro e micro. A metodologia adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter descritivo-analítico, baseada em análise documental e estudo de caso, com uso de relatórios do Painel da Rede, resultados das avaliações bimestrais e documentos oficiais. A triangulação de dados busca compreender a convergência entre indicadores externos e internos e como esses resultados são apropriados pedagogicamente pelos docentes. O estudo fundamenta-se em autores como Luckesi, Hoffmann, Esteban e Saviani, que defendem uma concepção formativa e inclusiva de avaliação, contrapondo-se à visão classificatória e excludente. Também dialoga com políticas públicas de avaliação em larga escala, como o SAEB e o SPAECE, e destaca o Painel da Rede como instrumento de gestão pedagógica e tomada de decisão. Os resultados apontam que, embora Painel e avaliações bimestrais tenham naturezas distintas, podem ser integrados em um processo avaliativo contínuo: o Painel oferece visão macro da aprendizagem em nível de rede, e as avaliações internas proporcionam leitura micro, próxima das especificidades das turmas e do contexto escolar. A articulação entre esses dois níveis amplia a capacidade de intervenção pedagógica, permitindo ao professor planejar ações alinhadas às habilidades da BNCC e do DCRFor. A relevância científica do estudo está na contribuição para o fortalecimento de práticas pedagógicas baseadas em evidências e na consolidação de uma cultura avaliativa crítica e reflexiva. Socialmente, reforça o compromisso com a equidade e a melhoria da qualidade da educação, ao propor mecanismos que reduzam desigualdades e assegurem o direito de todos à aprendizagem. Educacionalmente, evidencia a avaliação como ferramenta formativa e eixo estruturante do planejamento docente. Conclui-se que a integração entre dados macro e micro representa caminho promissor para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, permitindo que gestores e professores transformem os resultados das avaliações em instrumentos de reflexão e ação. O estudo propõe um conjunto de procedimentos pedagógicos integrados para o uso dos dados avaliativos, orientando o planejamento intencional, a análise crítica dos resultados e a construção coletiva de estratégias de ensino, contribuindo para o avanço da aprendizagem em Língua Portuguesa e para o fortalecimento da escola pública como espaço de formação integral e emancipadora.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANTONIA BARROS GIBSON SIMOES
Interno(a) - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente(a) - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE