CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
			  	- Telefone/Ramal
 
			  	- 
			  		
					
						Não informado
					
			  	
 
			  	
			
		 
		
	 
							
	Notícias
	
	
	
		
Banca de DEFESA: AGENOR FACUNDES DE ALBUQUERQUE JÚNIOR
		
		
		 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: AGENOR FACUNDES DE ALBUQUERQUE JÚNIOR
 DATA: 06/04/2017
 HORA: 10:00
 LOCAL: SALA DO VALPB
 TÍTULO: DESVELANDO IDENTIDADES: A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PERTENCENTES AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO
 PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso; Identidade Profissional; Professores.
 PÁGINAS: 86
 GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
 ÁREA: Lingüística
 SUBÁREA: Lingüística Aplicada
 RESUMO: A pesquisa com o professor tem como finalidade investigar a realidade em que se esta inserida. Ao analisar os discursos dos professores de lingua portuguesa pertencentes ao Programa de Educacao Integral da Rede Publica Estadual de Pernambuco, sobre a luz da Analise do Discurso de tradicao francesa (AD), buscamos ajudar a construir um conjunto de conhecimentos e estrategias que garantam reconhecimento e empoderamento como sujeito e como profissional docente. Nossa analise do discurso e baseada nos preceitos de analise de Michel Foucault, sobretudo na utilizacao do seu metodo arqueologico. O mestrado profissional busca aliar pratica e teoria, assim nosso trabalho e de natureza interventiva, visto que a propria dinamica do mestrado profissional esta encerrada em sua propria pratica. Nossa pesquisa, de carater qualitativo, utiliza a metodologia da Roda de Conversa a fim de garantir espacos de dialogo, dando vez e voz aos docentes. Trabalhando na perspectiva da pesquisa-acao, pois nossa pesquisa trata sobre a propria pratica. Assim, nossos sujeitos de pesquisa ganham certo protagonismo, ditando o ritmo de nossas analises e de certa forma de nosso trabalho. Logo, buscamos identificar nos discursos docentes elementos e caracteristicas responsaveis pela construcao da sua vida profissional. Analisando as relacoes dos dizeres docentes, enquanto elementos constituintes da identidade profissional, explicitam-se possiveis semelhancas e diferencas entre os discursos docentes, e os pontos de diferenciacao e unidade desta identidade profissional.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 1807415 - CELIA REGINA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1475453 - ALINE CLEIDE BATISTA