PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: GLÓRIA QUIZITO FULAI FREDERICO

DISCENTE: GLÓRIA QUIZITO FULAI FREDERICO
DATA: 26/06/2024
LOCAL: NESMEP
TÍTULO: Encontros transculturais: memória de trabalho, atenção e leitura em crianças brasileiras e moçambicanas
PALAVRAS-CHAVES: Memória de trabalho, atenção, leitura, neurociência cognitiva
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: A memória de trabalho e a atenção são tarefas cognitivas complexas que trabalham juntas para que a aprendizagem da leitura ocorra com sucesso. Como já é reconhecida a relação entre as variáveis e, por se tratar de países e contextos diferentes, o estudo analisou as relações entre MT, atenção, leitura e o perfil socioeconômico em crianças moçambicanas e brasileiras. Participaram do estudo 201 crianças de 7 a 9 anos do 2° e 3° ano do ensino fundamental de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, questionário sociodemográfico e condições de saúde das crianças, dos professores, testes de MT visuoespacial (TIMTraC) e auditiva-subteste dígitos, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção – BPA, testes de reconhecimento de letras, leitura de palavras e pseudopalavras - LPI e fluência - Aflet. Foram feitas análises de normalidade, teste Kolmogorov-Smirnov e Levene, análises descritivas, teste Mann-Whitney (U), Qui-quadrado (휒²) e o coeficiente de correlação de Spearman (r). As crianças brasileiras obtiveram melhor desempenho na fluência leitora, capacidade de reconhecer letras, MT visual e atenção, enquanto que as moçambicanas obtiveram melhor desempenho na decodificação de palavras. Os resultados da MT auditiva foram semelhantes. Foram encontradas correlações significativas positivas em quase todas as variáveis de medida de desempenho (MT, atenção e leitura), de fortes a fracas no Brasil, enquanto em Moçambique foram todas fracas, exceto a MT visual, que não se correlacionou com nenhuma variável. Apenas a leitura se correlacionou com a renda de forma fraca positiva no Brasil e negativa em Moçambique. Foi possível observar que existem diferenças no desempenho, na relação e nas associações entre memória de trabalho, atenção, leitura e aspectos socioeconômicos entre crianças brasileiras e moçambicanas. Importante ressaltar que essas relações são bem estabelecidas na literatura internacional, como também em pesquisas com crianças brasileiras e portuguesas, entretanto com crianças africanas essas relações não foram encontradas. Os métodos e sistemas de ensino, o ambiente educacional e outros fatores culturais, como é o caso das línguas bantu em Moçambique, podem estar influenciando o desempenho das habilidades de leitura, MT e atenção dessas crianças, assim como a relação entre as habilidades de leitura e diferentes tipos de atenção, e memoria de trabalho. O fato de não utilizar instrumentos do tipo lápis e papel para avaliar a memória de trabalho visual pode ter incidido no resultado. A falta de critérios padronizados referentes aos fatores socioeconômicos dificultou a análise dos dados. Para estudos futuros, com o mesmo desenho e populações similares, recomenda-se o uso de instrumentos múltiplos.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO