PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAHYNE CLEIA ALBINO GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAHYNE CLEIA ALBINO GUEDES
DATA: 29/04/2024
LOCAL: NESMEP
TÍTULO: Desempenho de funções executivas em adolescentes que cometem autolesão não suicida
PALAVRAS-CHAVES: Autolesão não suicida, Função Executiva, Adolescência
RESUMO: A autolesão não suicida (ALNS) pode ser definida como um dano intencional autoinfligido, que induz sangramento, machucado ou dor, porém, sem intensão suicida. Este comportamento é mais prevalente na adolescência, isso acontece, por esta fase se tratar de um período crítico do desenvolvimento, que pode estar associado a imaturidade de algumas Funções Executivas (FEs) quente, como a Regulação emocional (RE). A RE é um dos principais modelos explicativos para comportamentos de ALNS em adolescentes, e com base nisto, o presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho das funções executivas com base no continuum quente e frio em adolescentes envolvidos com autolesão não suicida em comparação com controles saudáveis. Será conduzido um estudo transversal e exploratório, com adolescentes entre 14 e 17 anos, matriculados em escolas estaduais da Paraíba, localizadas em João Pessoa e região metropolitana. O tamanho da amostra foi estimado em 172 participantes, divididos em dois grupos de 86 participantes cada. Os adolescentes serão submetidos aos seguintes instrumentos Escala de Estresse, ansiedade e depressão (DASS-21), IOWA Gambling Test (IGT), Teste de rostos de Ekman, Span de dígitos (WISC IV), Tarefa GO/NOGO e a Escala Funcional de Autolesão (FASM). A análise dos dados será no software SPSS e serão considerados significativos os resultados de valor p < 0,05.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO