PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA QUEZIA AMADO MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA QUEZIA AMADO MONTEIRO
DATA: 25/04/2024
LOCAL: online
TÍTULO: ANÁLISE DE ESTRESSE PARENTAL EM PAIS E MÃES COM FILHOS DE 0 A 18 ANOS
PALAVRAS-CHAVES: Estresse parental, Escala de Estresse Parental, parentalidade, equilíbrio emocional, fenótipo digital
RESUMO: INTRODUÇÃO: O estresse parental é um construto estudado em pesquisas que envolvem a parentalidade considerando diversos aspectos sociais, emocionais e biológicos. OBJETIVO: Este estudo busca investigar o estresse parental a partir da perspectiva neurofisiológica e comportamental. MÉTODO: Utilizando métodos de análise neurofisiológica por meio de fenótipos digitais como o padrão e velocidade da fala e escalas de saúde mental e parentais em pais e mães com filhos de 0 a 18 anos. Trata-se de um estudo dividido em três partes, sendo o primeiro de caráter transversal onde os voluntários serão avaliados com questionário sociodemográfico e de aspectos parentais, escala de estresse parental, Escala da Atenção Plena Interpessoal na Parentalidade (IM-P 31), Inventário das Dimensões da Parentalidade (IDP), e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS) e disposição para mindfulness. O segundo é uma análise da literatura científica quanto às intervenções baseadas em mindfulness para pais e mães, e a avaliação de saúde mental parental, por meio de uma revisão de escopo. O terceiro estudo, visa avaliar os aspectos neurofisiológicos através do fenótipo digital, onde será utilizado especificamente fala e discurso analisados por meio de velocidade da fala e quantidade de palavras utilizadas, programa PRAAT e pacote do R e Iramuteq em busca da análise do discurso falas emitidas pelos voluntários em resposta as questões disparadoras de valência positiva e negativa do exercício parental. Os dados quantitativos foram analisados no SPSS. O presente trabalho faz parte do projeto “Mindfulness, Auto Compaixão e Fatores Associados No Contexto Da Parentalidade: Um Protocolo De Estudo Para Um Ensaio Clínico Randomizado” e foi iniciado após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba sob número de parecer 4.932.710, de acordo com a resolução 466/12.
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES