PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DAVIANY OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVIANY OLIVEIRA LIMA
DATA: 29/04/2025
HORA: 08:00
LOCAL: sala NELF
TÍTULO: EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação Transcraniana por corrente contínua; neuromodulação; Correção da Percepção Auditiva; Transtornos da Percepção Auditiva;Audição;Aprendizagem.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é um déficit no processamento neural do estímulo auditivo de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldades auditivas decorren-tes de alterações nas habilidades auditivas envolvidas no Processamento Auditivo Central (PAC). Além disso, pode-se observar que essa população apresenta dificuldades de aprendizagem, devido à inter-relação entre as habilidades do processamento auditivo e do processamento fonológico. Uma das intervenções padrão-ouro para essa população é o Treinamento Auditivo (TA), baseado no princípio da neuroplasticidade. Outra forma de intervenção que vem sendo amplamente inves-tigada é a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) que, também fundamentada no princípio da neuroplasticidade, utiliza uma corrente de baixa intensidade para modular a atividade cortical. Nesse contexto, a ETCC surge como uma intervenção potencial não invasiva para modu-lar a atividade neuronal e melhorar funções cognitivas em diferentes populações. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar os principais efeitos e a eficácia de um protocolo de intervenção da ETCC nas habilidades do Processamento Auditivo Central e do processamento fonológico em crianças com TPAC. O trabalho foi estruturado em três estudos: O primeiro artigo trata-se de uma revisão sistemática com meta-análise, que buscou analisar a evidência científica da eficácia da ETCC no TPAC. Os resultados indicaram que a ETCC anódica aplicada no córtex temporal esquerdo mostrou-se promissora como intervenção no tratamento do TPAC, com efeitos positivos no processamento temporal e na atenção auditiva. No entanto, destaca-se a variabilidade nos tipos de protocolos utilizados; O segundo artigo é um ensaio clínico, triplo cego e controlado por placebo, que investigou os efeitos da ETCC associado ao Treinamento Auditivo no TPAC. Participaram 24 crianças com diagnóstico de TPAC, divididas em três grupos de intervenção, cada um submetido a um tipo diferente de estimulação: (1) ETCC anódica (a-ETCC) ativa na área tem-poral T7 combinada ao Treinamento Auditivo (TA); (2) a-ETCC isolada na área T7; e (3) apenas o TA. Os resultados mostraram que a ETCC anódica aplicada sobre o córtex auditivo esquerdo ao longo de 10 sessões aumentou a eficácia do treinamento auditivo, melhorando o desempenho em tarefas de processamento temporal e controle atencional auditivo; O terceiro artigo também é um ensaio clínico cego e controlado por placebo, que analisa os efeitos da a-ETCC nas habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória operacional em crianças com TPAC. Os achados indicam que a ETCC, associada ou não ao TA, exerce efeitos positivos na consciência fonológica e na nomeação automática rápida. Desta forma, conclui-se que a ETCC pode ser utilizada como um método adjunto para acelerar a intervenção terapêutica em indivíduos com TPAC e dificuldades de aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo ao Programa - 2275670 - ANA LOISA DE LIMA E SILVA
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - ELIANE SCHOCHAT
Externo à Instituição - LUCIANA PIMENTEL FERNANDES DE MELO