PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ OLIVEIRA DA FONSECA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA BEATRIZ OLIVEIRA DA FONSECA
DATA: 22/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do CCHLA
TÍTULO: AMBIENTES VERDES COMO REGULAÇÃO DE ANSIEDADE DE TESTE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE PERÍODOS DE AVALIAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade de Teste; Anatomia; Universidade; Natureza
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Esta dissertação investiga os efeitos da exposição a ambientes verdes na regulação da ansiedade de teste em estudantes universitários durante avaliações práticas de Anatomia Humana. Fundamentado na teoria da biofilia, que propõe benefícios da conexão com a natureza para a saúde física e mental, o estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos da exposição observacional a ambientes verdes sobre ansiedade de teste, desempenho acadêmico e variáveis neurofisiológicas, especificamente a variabilidade da frequência cardíaca (VFC). Utilizou-se metodologia experimental, quantitativa, controlada, randomizada em bloco e duplo-cego, com 8 estudantes de Fisioterapia da UFPB distribuídos em dois grupos: exposição visual à natureza e controle sem exposição. Os instrumentos incluíram o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), Escala de Conexão Ambiental (ECA), frequencímetro Polar H10 para análise da VFC via software Kubios, além da avaliação do desempenho acadêmico. As coletas ocorreram em três momentos: duas semanas antes, durante e duas semanas após a avaliação prática. Os resultados demonstraram que a exposição à natureza favoreceu melhor recuperação autonômica no período pós-teste, com menor frequência cardíaca (80,0 ± 8,1 bpm vs 86,5 ± 7,7 no controle) e elevações superiores nos índices parassimpáticos (pNN50 e RMSSD), indicando maior relaxamento fisiológico. Embora não tenha havido diferença estatística significativa no desempenho acadêmico entre os grupos, observou-se tendência de notas superiores no grupo intervenção. Conclui-se que a observação de ambientes verdes durante avaliações constitui estratégia promissora na modulação do estresse acadêmico e promoção do equilíbrio psicofisiológico, sugerindo a inclusão de espaços naturais em universidades como ferramenta complementar ao bem-estar estudantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2566114 - THIAGO SIQUEIRA PAIVA DE SOUZA
Interno(a) - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Externo(a) ao Programa - 2115515 - AMIRA ROSE COSTA MEDEIROS