PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: AMANDA CÂMARA MIRANDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA CÂMARA MIRANDA
DATA: 22/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: sala GEPAEZ
TÍTULO: ESTUDO DA PERCEPÇÃO AUDITIVA E PERCEPÇÃO VISUAL EM ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Percepção Auditiva; Percepção Visual; Crianças; Audiologia; Neurociência; Aprendizagem
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: A percepção auditiva conhecida também como processamento auditivo central (PAC) é um mecanismo que reflete a eficiência e a eficácia com que a informação auditiva é processada. Alterações neste mecanismo caracteriza-se como Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), que é definido como um déficit no processamento dos estímulos auditivos no sistema nervoso central (SNC). A literatura tem demonstrado a relação entre o PAC e a percepção visual, principalmente em crianças com queixas de dificuldades escolares. Diante disso e da importância desses processos sensoriais para o desenvolvimento de vários aspectos da população infantil, esse estudo tem como objetivo o estudo da percepção auditiva e a percepção visual em escolares. O trabalho foi dividido em três artigos: 1. O primeiro trata-se de uma scoping review sobre percepção auditiva e visual em crianças, onde observou-se a existência da correlação entre esses dois processos, porém é importante destacar uma variabilidade nos tipos de protocolos utilizados e nas características dos sujeitos incluídos nas pesquisas. Tal fato justifica a necessidade de estudos que abordem essas especificidades e que por conseguinte permitam compreender a relação entre as percepções; 2. O segundo estudo, trata-se de um artigo transversal quantitativo que objetivou investigar a relação entre os parâmetros da percepção auditiva e visual. Sendo identificada correlação entre algumas das habilidades auditivas e visuais em uma amostra de 26 crianças, posteriormente com a divisão das crianças em dois grupos, crianças com TPAC e sem TPAC investigou-se a diferença da percepção visual e suas habilidades entre os grupos de quem tinha ou não o TPAC, mostrando piores resultados na percepção visual em crianças com TPAC; 3. Por fim, o terceiro artigo, trata-se de um ensaio clínico randomizado, cego, placebo-controlado que verificou o efeito da estimulação auditiva e visual em crianças com TPAC utilizando diferentes tipos de intervenções. Uma amostra de 32 crianças com diagnóstico de TPAC foi dividida em 4 grupos de intervenções, em cada grupo foi realizado um tipo de estimulação diferente: 1- Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC); 2- Estimulação auditiva e estimulação visual em conjunto (AV); 3- Treinamento Visual (TV); 4- Grupo placebo. Com os resultados, foi visto que a estimulação apenas auditiva, apenas visuais ou auditiva e visual combinadas podem melhorar tanto a percepção auditiva como visual em crianças com TPAC, dessa forma, os tipos de estimulação não foram benéficos apenas para um ou para o outro sistema sensorial separadamente, mas trouxeram benefícios para ambos, mostrando assim a relação entre eles
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - ELIANE SCHOCHAT
Externo à Instituição - LUCIANA PIMENTEL FERNANDES DE MELO