PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO
DATA: 30/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Videoconferência MPGOA/PPGOA/Centro de Educação
TÍTULO: FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INFÂNCIA: BATERIA DE AVALIAÇÃO INFORMATIZADA COM ESCALA DE PERCEPÇÃO PARENTAL
PALAVRAS-CHAVES: função executiva; psicometria; testes neuropsicológicos; Neuropsicologia
PÁGINAS: 252
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Fundamentos e Medidas da Psicologia
ESPECIALIDADE: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas
RESUMO: Esta tese teve como objetivo investigar as funções executivas (FE) em crianças. Foi utilizada a Bateria de Avaliação das Funções Executivas Infantis (BAFE-inf), um instrumento composto por testes informatizados que avaliam inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, além de uma escala baseada na percepção dos pais. Os três estudos que compõem a tese analisaram diferentes aspectos das FE em crianças com desenvolvimento típico e atípico, como também as evidências de validade e confiabilidade da bateria. O primeiro estudo focou na validade da BAFE-inf com base no conteúdo, envolveu sete especialistas e 22 participantes da população-alvo (crianças e pais). A clareza, relevância e design dos itens foram avaliados, com resultados que indicaram elevados índices de validade e percentual de concordância. Sugestões de melhorias nos itens e no layout foram implementadas, e a BAFE-inf apresentou evidências de validade baseadas no conteúdo para a avaliação das FE em crianças. O segundo estudo investigou a validade com base na consistência interna e confiabilidade da BAFE-inf, incluiu 276 crianças de 6 a 10 anos. Os resultados indicaram que as medidas de inibição e memória de trabalho apresentaram uma estrutura bifatorial, enquanto a flexibilidade e a escala de percepção parental foram unifatoriais. A maioria das medidas mostrou índices de confiabilidade adequados, o que confirma a consistência interna da bateria. O terceiro estudo comparou as FE entre crianças com desenvolvimento típico (n=276) e atípico (n=29). As crianças com desenvolvimento típico apresentaram melhor desempenho em inibição e flexibilidade cognitiva, além de menos dificuldades no cotidiano, com base na percepção parental; enquanto a memória de trabalho não diferenciou os grupos. O desempenho das crianças melhorou com o aumento da idade. Os três estudos confirmam que o desenvolvimento das FE ocorre de forma progressiva em crianças e que a BAFE-inf apresenta evidências de validade e confiabilidade, e é capaz de diferenciar grupos com desenvolvimento típico e atípico. Esses achados destacam a importância da avaliação precoce das FE para o encaminhamento adequado de crianças com dificuldades a profissionais especializados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - JACQUELINE TRAVASSOS DE QUEIROZ
Externo à Instituição - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE