PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA PEREIRA DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA PEREIRA DA SILVA
DATA: 22/11/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
TÍTULO: FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO EM IDADE ESCOLAR PÓS ESTIMULAÇÃO MOTORA
PALAVRAS-CHAVES: desenvolvimento infantil, funções executivas, atividade motora, desempenho psicomotor
PÁGINAS: 70
RESUMO: O estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre habilidades motoras e funções executivas em crianças de 7 e 8 anos com desenvolvimento típico, por meio da aplicação de testes cognitivos e um programa de estimulação motota. Nesta primeira fase, foram realizadas avaliações prévias ao programa de estimulação, com o intuito de caracterizar os desempenhos iniciais dos participantes e estabelecer uma linha de base para futuras comparações. O delineamento foi quase-experimental, envolvendo 68 crianças no grupo experimental (GE) e 61 no grupo controle (GC), provenientes de escolas públicas e particulares. Os instrumentos aplicados incluíram o Teste Stroop de Vitória, Teste de Trilhas, Tarefa de Alcance de Dígitos, Teste de Cancelamento e MABC-2, utilizados para avaliar atenção, memória de trabalho, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e desempenho motor. Os resultados preliminares indicaram que, antes da estimulação, o desempenho do grupo controle em escolas particulares foi superior em testes de atenção e funções executivas, em comparação ao grupo experimental, e ambos os grupos de escolas públicas apresentaram resultados mais homogêneos, porém com menor desempenho geral. No Teste Stroop, o GC de escolas particulares apresentou tempo médio inferior (22,58 segundos na nomeação de cores) e menor número de erros (média de 0,32) em relação ao GE (27,92 segundos e 0,89 erros). Nas escolas públicas, o GC teve desempenho similar ao GE, com tempo médio de 25,78 segundos e 0,97 erros. No Teste de Trilhas, os grupos de escolas particulares tiveram melhor desempenho em comparação aos de escolas públicas, com médias de 10,05 acertos em letras no GC contra 8,08 no GC de escolas públicas. No MABC-2, 85,25% das crianças do GC em escolas particulares apresentaram desempenho dentro da normalidade, enquanto 63,24% no GC de escolas públicas atingiram esse critério. Diferenças nas condições socioeconômicas e no acesso a práticas motoras podem ter influenciado os resultados. Estes dados iniciais são fundamentais para compreender os contextos de desenvolvimento dos participantes e estabelecer parâmetros para avaliar a efetividade da intervenção em fases futuras. Conclui-se que o estudo destaca a importância de compreender fatores contextuais e individuais que impactam o desempenho motor e cognitivo de crianças, lançando bases para investigações posteriores sobre os efeitos das intervenções motoras no desenvolvimento infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2566114 - THIAGO SIQUEIRA PAIVA DE SOUZA
Externo à Instituição - GLEICY KARINE NASCIMENTO DE ARAÚJO MONTEIRO