PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JANSEN SOUZA MOREIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANSEN SOUZA MOREIRA
DATA: 25/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Multimidia c
TÍTULO: Memória Autobiográfica em Adolescentes:
evocação colaborativa, atividade autonômica cardíaca
e diferenças individuais.
PALAVRAS-CHAVES: Memória, evocação, VFC
PÁGINAS: 64
RESUMO: Memórias Autobiográficas (MA) são operacionalizadas enquanto narrativas autobiográficas evocadas na forma de memórias declarativas escritas ou faladas, contemplando aspectos da consciência noética, relacionada à memória semântica, e autonoética, relacionada à memória episódica. Tais narrativas são emocionalmente carregadas, susceptíveis a reconsolidação, e servem à diversas funções, incluindo socialização, manutenção do self, e diretiva. Podem ser analisadas em termos de valência emocional, nível de especificidade e quantidade de detalhes narrativos. A presente pesquisa é composta pelos Estudos 1 e 2. No Estudo 1, objetivou-se Investigar relações entre características da memória autobiográfica, estados fisiológicos cardíacos e emocionais, em 20 adolescentes do ensino médio do sexo masculino; enquanto no Estudo 2, investigar relações entre características da memória autobiográfica, evocada individual ou colaborativamente, estados emocionais e traços de personalidade em 128 adolescentes do ensino médio, de ambos os sexos. A amostra não inclui grupos clínicos, e foi selecionada por conveniência, sendo submetida a intervenções experimentais em duplas, que incluíram a gravação colaborativa (grupo experimental) e individual (grupo controle) de áudios evocando lembranças a respeito de um dia de prova, em dois momentos distintos e sequenciais, sendo o segundo apenas individual para ambos os grupos. E também a coleta de dados sociodemográficos, psicométricos e fisiológicos cardíacos (duas cintas Polar H10®), em contexto controlado, dentro do ambiente escolar. Foi utilizado o PANAS, o EDAE-A, o IGFP-5, um questionário sociodemográfico e três Escalas Visuais Analógicas (EVA) para autoavaliação do vínculo social entre as duplas, valência emocional da MA e da pista evocadora (prova). Resultados preliminares do Estudo 1 sugerem congruência entre indicadores emocionais fisiológicos pela atividade autonômica cardíaca, comportamentais pelos questionários autoaplicáveis, e narrativos qualitativos pela ferramenta IRAMUTEQ, corroborando as hipóteses iniciais de pesquisa. Análises subsequentes pretendem aprofundar a compreensão das diferenças e relações entre tais construtos, concatenando aspectos comportamentais, fisiológicos e interacionais na compreensão dos processos psicológicos, mnemônicos e emocionais, em adolescentes considerados saudáveis.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - GUSTAVO GAUER