PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CLAUDIA QUEZIA AMADO MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA QUEZIA AMADO MONTEIRO
DATA: 18/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO: ESTRESSE PARENTAL EM PAIS E MÃES BRASILEIROS: UMA INVESTIGAÇÃO MULTIMODAL COM FENÓTIPO DIGITAL E ESCALAS DE SAÚDE MENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Estresse Parental; Escala de Estresse Parental; Parentalidade; Equilíbrio Emocional; Fenótipo Digital
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: A parentalidade constitui um processo dinâmico e multifacetado, exigindo constantes adaptações ao longo do desenvolvimento dos filhos. Envolve não apenas suporte material e educacional, mas também o enfrentamento das demandas emocionais e psicológicas inerentes à criação. Nesse contexto, o estresse parental configura-se como um fenômeno amplamente investigado, evidenciando o impacto das responsabilidades parentais sobre a saúde física e mental dos cuidadores. Este estudo investiga o estresse parental sob uma perspectiva neurofisiológica e comportamental, por meio de abordagem mista que integra análise fonológica, discursiva e avaliação comportamental, com foco na identificação de padrões de estresse em pais e mães de filhos entre 0 e 18 anos. A pesquisa foi estruturada em três partes. O primeiro estudo consiste em uma revisão de escopo da literatura científica sobre os efeitos de intervenções baseadas em mindfulness na redução do estresse parental. O segundo, de caráter transversal, avaliou voluntários com questionário sociodemográfico e de aspectos parentais, Escala de Estresse Parental(EEPa), Escala da Atenção Plena Interpessoal na Parentalidade (IM-P 31), Índice de Estresse Parental (IEP), Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS). O terceiro estudo avaliou aspectos psicofisiológicos por meio do fenótipo digital, com análise da velocidade da fala e do número de palavras em gravações via WhatsApp. Foi utilizado o software R para estatística inferencial e o pacote Iramuteq para análise do discurso, com base em respostas a perguntas de valência positiva e negativa relacionadas à experiência parental. A revisão identificou efeitos positivos das intervenções baseadas em mindfulness na redução do estresse parental e na melhoria dobem-estar psicológico. No estudo transversal, observou-se forte correlação entre estresse parental e ausência de rede de apoio, altos níveis de ansiedade e depressão, e baixa disposição para mindfulness. O estresse mostrou-se mais prevalente entre pais de crianças de 2 a 5 anos, faixa etária crítica no desenvolvimento infantil. A análise do fenótipo digital indicou que níveis elevados de estresse associam-se a fala acelerada e menor uso de palavras com carga emocional positiva. Os resultados reforçam a necessidade de estratégias eficazes para mitigação do estresse parental, destacando intervenções baseadas em mindfulness e suporte social como elementos-chave. Evidencia-se, ainda, o potencial de práticas de autorregulação emocional e mindfulness na promoção de uma parentalidade mais equilibrada, com impacto positivo sobre a saúde mental dos pais e o desenvolvimento infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 068.590.784-80 - DANILO ANDRADE DE MENESES - UFPB
Interno - 2566114 - THIAGO SIQUEIRA PAIVA DE SOUZA
Externo à Instituição - GLEICY KARINE NASCIMENTO DE ARAÚJO MONTEIRO
Externo à Instituição - RENATA CLEMENTE DOS SANTOS