PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: EVELLYNE RIBEIRO FONSECA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELLYNE RIBEIRO FONSECA
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/wyi-ntgd-cxd
TÍTULO: LEITURA DE PALAVRAS NO TEA: HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS E COMPARAÇÃO COM PARES TÍPICOS
PALAVRAS-CHAVES: transtorno do espectro autista, leitura de palavras, leitura de pseudopalavras, habilidades cognitivo-linguísticas
PÁGINAS: 50
RESUMO: Este projeto consiste em dois estudos que investigam a relação entre habilidades cognitivo-linguísticas e o desempenho em leitura em crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem deficiência intelectual, matriculadas no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. O primeiro estudo pretende analisar em que medida as habilidades cognitivo-linguísticas (memória de trabalho, consciência fonológica e nomeação automática rápida) se relacionam com o desempenho em leitura de palavras isoladas e pseudopalavras em crianças no TEA. O segundo estudo se propõe a comparar o desempenho de crianças no TEA e crianças com desenvolvimento típico em tarefas de memória de trabalho, nomeação automática rápida, consciência fonológica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. A amostra inclui crianças entre 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º ano em escolas regulares, selecionadas por conveniência em escolas regulares e instituições clínicas, com critérios rigorosos de inclusão e exclusão para garantir a adequação dos participantes. O instrumento Matrizes Progressivas Coloridas de Raven será utilizado para assegurar a participação de crianças sem deficiência intelectual. Além disso, serão aplicados o Inventário de Desenvolvimento Battelle (BDI-3), o Teste de Nomeação Automática, a Avaliação da Leitura de Palavras e Pseudopalavras e um questionário sociodemográfico. As coletas ocorrem individualmente em ambientes controlados, com procedimentos éticos assegurados. Os dados serão analisados por técnicas estatísticas apropriadas para identificar correlações, diferenças entre grupos e preditores significativos. Espera-se ampliar a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aquisição da leitura em crianças no TEA e fornecer subsídios para intervenções clínicas e escolares eficazes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - MONILLY RAMOS DE ARAUJO MELO