PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RENATA EMANUELA LYRA DE BRITO ARANHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA EMANUELA LYRA DE BRITO ARANHA
DATA: 09/10/2025
HORA: 13:30
LOCAL: On-line
TÍTULO: Dor crônica primária: efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua e outros recursos fisioterapêuticos nos aspectos da dor, qualidade de vida, humor e cognição.
PALAVRAS-CHAVES: Dor Crônica Primária; Transtornos de enxaqueca; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Terapia Manual; Exercícios; Reconhecimento de Emoção Facial.
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A Dor Crônica Primária (DCP) é caracterizada por dor em uma ou mais regiões anatômicas que persiste ou recorre por mais de três meses, sendo acompanhada por sofrimento emocional significativo ou comprometimento funcional do indivíduo. Apesar da DCP ser subdividida em cinco categorias, o mecanismo de dor nociplástica é comum entre elas. Intervenções não-farmacológicas e não-invasivas como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e recursos fisioterapêuticos como a terapia manual e exercícios (TME) têm sido objeto de estudo para avaliar o manejo sobre a dor, qualidade de vida, humor e cognição na DCP. Assim, o objetivo proposto no projeto da tese foi construir uma revisão sistemática com meta-análise para verificar o potencial das intervenções não-farmacológicas e não-invasivas associadas à ETCC na redução da intensidade da dor em indivíduos com DCP; comparar os efeitos da ETCC e da TME, bem como a associação destes recursos sob aspectos da dor, qualidade de vida e sintomas psiquiátricos em mulheres com Migrânea Crônica (MC); investigar a associação da severidade da dor de cabeça e sintomas psiquiátricos em mulheres com MC; comparar as habilidades de processamento emocional de mulheres de pacientes com MC e participantes saudáveis. Os resultados desta tese apontam que a ETCC associada à intervenções não-farmacológicas e não-invasivas são eficazes na redução da intensidade da dor de indivíduos com DCP (Estudo 1). Contudo, os efeitos adicionais da ETCC associada à TME não foram observados em mulheres com MC, porém houve respostas positivas da ETCC e da TME de forma isolada ou associada (Estudo 2). Ao observar níveis elevados de ansiedade e depressão moderada em mulheres com MC, foi constatado uma associação fraca entre a depressão e intensidade da dor e o impacto da dor de cabeça (Estudo 3). Em relação ao processamento emocional, um pior desempenho na tarefa de reconhecimento de expressões foi observado em mulheres com MC (Estudo 4).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Interno(a) - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo(a) ao Programa - 2175138 - ADRIANA CARLA COSTA RIBEIRO CLEMENTINO
Externo(a) ao Programa - 1361307 - VALÉRIA MAYALY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - LETÍCIA BOJIKIAN CALIXTRE