PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYSSA SOARES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA SOARES PEREIRA
DATA: 26/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do Núcleo Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS)
TÍTULO: “O QUE VÃO PENSAR DE MIM?”: RELAÇÃO ENTRE FENÔMENO DO IMPOSTOR, COMPARAÇÃO SOCIAL E PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA
PALAVRAS-CHAVES: Procrastinação Acadêmica. Fenômeno do Impostor. Comparação Social.
PÁGINAS: 105
RESUMO: A presente tese tem por objetivo geral analisar em que medida as variáveis psicossociais (Fenômeno do Impostor e Comparação Social) se relacionam com a Procrastinação Acadêmica. Para alcançá-lo, é composta por quatro artigos: Artigo 1: realizou-se uma revisão teórica que analisa as contribuições conceituas e empíricas do fenômeno do impostor e comparação social na explicação da procrastinação acadêmica. Evidências sugerem que os construtos abordados são variáveis significativas para entender como o fenômeno do impostor e a comparação social, quando considerados em conjunto, podem contribuir para o desenvolvimento da procrastinação acadêmica. Artigo 2: Reuniu evidências de validade e precisão da Behavioral And Emotional Academic Procrastination Scale (BEAPS) para o contexto brasileiro. Realizaram-se dois estudos: o primeiro exploratório, com 238 participantes (Midade = 24,65; DP = 7,74), 53,7% mulheres, de instituições públicas (52,1%) e particulares (47%) do estado da Paraíba. Foi sugerida uma estrutura bifatorial com índices de confiabilidade adequados (Atraso (α= 0,83; Desconforto Subjetivo (α= 0,86). O segundo, com 218 participantes (Midade = 24,17; DP =7,85), 63% mulheres, de instituições públicas (72,9%) e particulares (27,9%) do estado da Paraíba. As Análises confirmatórias (AFCs) apontam indicadores satisfatórios no modelo bifatorial: (CFI = 0,99, TLI = 0,98, RMSEA (IC90%) = 0,07), com índices de confiabilidade adequados (Desconforto Subjetivo: α e ω = 0,91; Atraso: α e ω = 0,86). Também foram reunidas evidências de validade externa com a versão da adaptada da BEAPS, que apresentou relações posivas e significativas (p > 0,001) com as medidas de Procrastinação de Tuckman (Desconforto subjetivo: r = 0,27; Atraso: r = 0,76) e a Clance Fenômeno do Impostor (Desconforto subjetivo: r = 0,44, p > 0,001; Atraso: r = 0,45, p > 0,001). Estes resultados indicam que alunos que sofrem mais intensamente com sintomas do impostor tendem a utilizar a procrastinação como estratégia, além de crenças distorcidas acerca das capacidades, pois o componente cognitivo pode relacionar-se aos desajustes emocionais. Conclui-se que a BEAPS é uma medida parcimoniosa que reúne evidências psicométricas e pode auxiliar na avaliação da procrastinação acadêmica e seus correlatos. Artigo 3) Verificou em que medida o fenômeno do impostor explica a procrastinação acadêmica, controlando o efeito da idade, gênero e tipo de instituição. Participaram 243 universitários, com idade média de 22,11 anos (DP=3,98), de instituição pública (68,7%) e privada (31,3%) da Paraíba (91,8%). Responderam a Escala de Procrastinação Acadêmica Comportamental e Emocional (BEAPS), Escala Clance Fenômeno do Impostor e questionário sociodemográfico e acadêmico. As correlações seguidas de regressões múltiplas hierárquicas verificaram que o fenômeno do impostor explicou todos os fatores de procrastinação, mas o gênero explicou somente o Desconforto Subjetivo, enquanto o tipo de instituição explicou o Atraso. Evidências empíricas indicam que o fenômeno do impostor e os dados demográficos e acadêmicos são importantes explicadores da procrastinação acadêmica, o que colabora para compreensão e ampliação de pesquisas na área. Por fim, ainda em andamento, o Artigo 4: pretende testar um modelo explicativo da procrastinação acadêmica verificando a relação do papel moderador da comparação social na relação fenômeno do impostor e procrastinação acadêmica. Estima-se que exista relação entre o fenômeno do impostor e procrastinação acadêmica e que a comparação social afeta esta relação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL
Externo ao Programa - 1392299 - KAREN GUEDES OLIVEIRA