PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Social – PPGPS, da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, Campus I, teve início em 1976. Atualmente, regido pela Resolução no 50/2015 do CONSEPE, possui os níveis de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, oferecidos em uma única área de concentração: Psicologia Social.

O PPGPS está constiuído por 17 docentes permanentes, sendo a maioria bolsista de produtividade PQ do CNPQ, todos orientadores de mestrado e doutorado. Conta também com dois colaboradores oriundos do Brasil e do exterior, os quais contribuem para a diversificação de nossas abordagens teórico-metodológicas e, assim, ajudam a promover o avanço científico na área. O PPGPS está formado por uma equipe de docentes que buscam fortalecer as linhas e os núcleos de pesquisa, integrar a graduação e a sociedade, além de colaborar com redes de investigação nacionais e internacionais, objetivando contribuir de forma relevante para a melhoria de questões sociais, não apenas regionais, mas também nacionais e internacionais.

 

Objetivo geral do PPGPS: formar pessoal altamente qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior no domínio da Psicologia Social, tendo em vista a intervenção na sociedade de forma a propor medidas para melhoria da sociedade. Este objetivo tem sido alcançado por meio da realização de projetos de investigação básica e aplicada no domínio da Psicologia Social da Saúde, da Psicologia Social do Trabalho, da Psicologia Social do Desenvolvimento Humano, da Psicologia Social dos Valores e da Psicologia Social dos processos de legitimação das desigualdades sociais.

Objetivos específicos:

1) Formar pesquisadores qualificados para o exercício da pesquisa científica nos vários domínios de aplicação da Psicologia Social;

2) Formar pessoal altamente qualificado para o exercício do ensino de graduação e pós-graduação, contribuindo assim para atenuar as assimetrias regionais na qualificação dos docentes de nível superior, especialmente na Região Nordeste onde nos inserimos;

3) Promover um ambiente intelectual que favoreça o desenvolvimento das competências necessárias para a formação de profissionais proativos e dinâmicos, capazes de liderar equipes de trabalho multi e interdisciplinares no campo da Psicologia Social;

4) Promover a formação de profissionais capacitados para atender às demandas das comunidades locais;

5) Internacionalizar a produção do conhecimento da Psicologia Social realizada no Brasil, integrando-a com a sua difusão nos âmbitos regional e nacional.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O PPGPS oferece uma única área de concentração, denominada Psicologia Social, com três linhas de pesquisa: a) Psicologia Social do Desenvolvimento; b) Psicologia Social da Saúde e do Trabalho; e c) Psicologia Social dos Valores e das DesigualdadesSociais.

 

LINHAS DE PESQUISA: O PPGPS é constituído por três linhas de pesquisa e grupos/núcleos de pesquisas associados:

 

LINHA DE PESQUISA: PSICOLOGIA SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO. Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo dos fatores psicossociais associados a todas as fases do desenvolvimento humano. Analisa esses fatores no contexto da infância e adolescência em situação de risco e vulnerabilidade social, no domínio do desenvolvimento sóciomoral e nas mais diversificadas modalidades de interaçãosocial.

Grupo de Pesquisa: Interação Social e Desenvolvimento Infantil (Profa. Dra. Nádia Maria Ribeiro Salomão e Profa. Dra. Fabiola Braz Aquino): Partindo do princípio de que o desenvolvimento da linguagem é fundamentalmente interacional e dentro da abordagem da interação social, o objetivo deste grupo é investigar que aspectos do ambiente linguístico da criança são importantes para promover o desenvolvimento da linguagem. Este tipo de investigação é básico não só para uma melhor compreensão da natureza da interação entre adulto e criança, como também, para prover informações úteis na estruturação de intervenções.

Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento Sociomoral (Profa. Dra. Cleonice Pereira dos Santos Camino, Prof. Dr. Júlio Rique Neto, Prof. Dr. Rômulo Lustosa Pimenteira de Melo e Profa. Dra. Lílian Kelly de Sousa Galvão): A partir de uma visão sócio-construtivista essa linha de pesquisa busca conhecer como ocorre o desenvolvimento sociomoral. Neste sentido, considera-se que os processos psicogenéticos também podem ser influenciados pelos fatores socioculturais, psicossociais e demográficos. As pesquisas são de natureza teórica e empírica, e visam contribuir para o avanço do conhecimento de vários temas, por exemplo: valores morais, empatia, direitos humanos, estilos parentais de socialização, valores ecológicos, perdão e emoção. As pesquisas referentes a estes temas são realizadas com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento da Infância e Adolescência em situação de risco pessoal e social (Profa. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto): Fundamentados no modelo histórico-cultural de Vigotski são estudados temas na interface desenvolvimento-educação. Objetiva-se analisar a interação adulto-criança e seu papel no desenvolvimento linguístico de crianças com desenvolvimento típico e atípico. Esta investigação é básica não só para uma compreensão melhor da natureza da interação adulto-criança, como também deverá prover informações úteis para estruturar intervenções. Objetiva-se, ainda estudar a dimensão sociocomunicativa da linguagem e suas relações possíveis com o desenvolvimento infantil em diferentes contextos interativos. Destaca-se, também, o interesse em analisar as cognições parentais e de educadores, em especial suas crenças sobre desenvolvimento infantil e práticas parentais. Realizam-se pesquisas que visam conhecer e analisar as concepções e práticas de psicólogos escolares em contextos formais de aprendizado, tais como instituições de educação infantil e escolas.

 

 

LINHA DE PESQUISA: PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE E DO TRABALHO. Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo dos processos psicossociais da relação saúde-doença, como também à investigação das diversas modalidades de produção de subjetividades no contexto do trabalho. Analisa os mecanismos sócio-neurológicos subjacentes àsaúdemental, o papel do contexto social na vulnerabilidade e promoção da saúde coletiva, bem como os fatores subjetivos associados à saúde no contexto do trabalho. Os projetos de investigação são realizados no contexto dos seguintes núcleos de pesquisa, os quais desenvolvem pesquisas vinculadas a temáticas e perspectivas teóricas da psicologia social específicas de cada grupo, são eles:

2.1. Grupo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais da Prevenção e da Saúde Coletiva (Profa. Dra. Maria da Penha de Lima Coutinho e Profa. Dra. Jaqueline Gomes de Sá Cavalcanti): Objetiva desenvolver pesquisas relacionadas aos aspectos biopsicossocial e cultural de diferentes grupos sociais e etnias no âmbito da saúde coletiva. Tais pesquisas contemplam atributos afetivos, cognitivos, atitudinais e comportamentais em relação ao processo saúde-doença, qualidade de vida e bem-estar subjetivo nas diferentes fases do desenvolvimento humano, ancorada na teoria das Representações Sociais.

2.2. Grupo de Pesquisa: Vulnerabilidades e Promoção da Saúde (Profa. Dra. Ana AlaydeWerba Saldanha): A partir dos pressupostos da Psicologia Social em interface com a Saúde Coletiva, busca analisar conteúdos e estratégias necessários para a formação profissional em saúde e a realização de estudos que busquem subsidiar na formulação, implementação de estratégias ou planejamento de ações em promoção de saúde, utilizando, para tais intentos, diferentes perspectivas metodológicas.

2.3. Grupo de Pesquisa: Neurociência Cognitiva Social (Prof. Dr. Natanael Antonio dos Santos): Estuda o papel do contexto social na relação mente, cérebro e comportamento, procurando articular uma visão investigativa das bases neurocognitiva e neuropsicológica de fenômenos ou processos sociais relevantes. Esta perspectiva pode focalizar tanto a mente em contexto social equilibrado como em contexto social patológico. Pode ainda aprimorar técnicas de pesquisa, desenvolver softwares e elaborar instrumentos não invasivos. Investigações sistemáticas podem contribuir na potencialização e interdisciplinalidade da neurociência cognitiva social.

2.4. Núcleo de Pesquisa: Psicologia Social, Subjetividade e Trabalho (Prof. Dr. Paulo Cesar Zambroni de Souza e Prof. Dr. Anísio José da Silva Araújo, Profa. Dra. Thaís Augusta de Oliveira Cunha Máximo e Profa. Dra. Tatiana de Lucena Torres): Analisa a produção de conhecimento sobre diferentes processos de trabalho e exclusão, tendo como horizonte a transformação positiva dessas realidades no contexto da relação saúde-trabalho. Contribui para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa que articulem a experiência dos trabalhadores com os conceitos dos pesquisadores. Seus principais interesses estão ligados à articulação da atividade de trabalho com a qualidade, a produtividade, a saúde, a segurança, a competência e a formação profissional dentro e fora das organizações públicas e privadas.

2.5. Grupo de Pesquisa: Saúde Mental de Dependência Química (Profa. Dra. Silvana Carneiro Maciel): este grupo de pesquisa visa estudar aspectos vinculados a Saúde Mental, transtornos mentais e a Dependência Química na perspectiva da Psicologia Social com o estudo das crenças e atitudes frente aos portadores de transtornos mentais e do dependente químico na atual política de Reforma Psiquiátrica e de Inclusão Social. Estuda os processos de discriminação destes grupos na atual sociedade articulando nas análises algumas teorias da Psicologia Social como do preconceito, da Representação Social e da percepção de ameaça. As produções deste grupo de pesquisa têm como objetivo reduzir lacunas de conhecimento relativas as drogas e a saúde mental e gerando novos conhecimentos enfocando, dentre outras temáticas: preconceito, exclusão social, representações sociais, aspectos psicossociais fatores de vulnerabilidade/risco, os padrões de consumo e os fatores protetores; com o intuito de melhoria da inclusão social e de gerar dados que favoreçam as novas políticas de saúde mental.

 

3. LINHA DE PESQUISA: PSICOLOGIA SOCIAL DOS VALORES E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo dos fatores normativos e sócio-políticos que motivam atitudes e comportamentos sociais. Analisa as bases normativas do comportamento social e os processos grupais e intergrupais subjacentes à legitimação das diversas formas de manifestação das desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas. Os projetos de investigação são realizados no contexto dos seguintes núcleos de pesquisa, os quais desenvolvem pesquisas vinculadas a temáticas e perspectivas teóricas da psicologia social específicas de cada grupo, são eles:

3.1. Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Comportamento Político (Prof. Dr. Leoncio Camino; Profa. Dra. Ana Raquel Rosas Torres; Prof. Dr. Cicero Roberto Pereira): Objetiva analisar como os comportamentos políticos se produzem nas relações intergrupais. Adota como principais tópicos de estudo os seguintes: determinantes do comportamento eleitoral; determinantes do ativismo político; agentes e fatores de socialização política; análise psicossocial dos fenômenos de preconceito e discriminação social; e direitos humanos e psicologia; valores e legitimação das desigualdades sociais.

3.2 Grupo de Pesquisa: Bases Normativas do Comportamento Social (Prof. Dr. Valdiney Veloso Gouveia; Profa. Dra. Patricia Nunes da Fonseca e Prof. Dr. Renan Pereira Monteiro): Este grupo objetiva compreender o papel dos valores humanos na explicação do comportamento social. Adota como principais tópicos de pesquisa: a estrutura, socialização e mudança dos valores humanos; valores humanos e comportamentos pró-sociais (altruísmo, cooperação, responsabilidade social, etc.); problemas sociais (preconceito, egoísmo, delinquência, drogadição); questões familiares (alienação parental, adoção, casamento, divórcio, práticas parentais, relação conjugal; resiliência familiar, satisfação familiar, engajamento parental); questões sociais (consumo, stalking) e orientações valorativas; estrutura social e orientações normativas (individualismo, interdependência, pós-materialismo), técnicas de pesquisa e elaboração de instrumentos sobre valores e dimensões normativas.

3.3 Grupo de Pesquisa: Laboratório de Psicologia da Mídia - LPM (Prof. Dr. Carlos Eduardo Pimentel). Esse grupo de pesquisas estuda vários temas da psicologia da mídia como os videogames, televisão, filmes, redes sociais, músicas. Ele leva em consideração métodos de pesquisas quantitativos e teorias da psicologia social como o modelo geral da agressão e o modelo geral da aprendizagem. Estuda comportamentos antissociais, como a agressão e pró-sociais, como os comportamentos de ajuda, relacionados às mídias.



Página Alternativa


Coordenação do Programa