CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA ROGELIA DUARTE DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ROGELIA DUARTE DO NASCIMENTO
DATA: 13/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 do PPGPS (Defesa híbrida, via google Meet)
TÍTULO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO A AÇÕES COLETIVAS DA ESCOLA: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Psicologia escolar, reuniões institucionais, participação, desenvolvimento humano.
PÁGINAS: 204
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
RESUMO: A escola é um contexto social, em que se engendram processos psicossociais e relações intergrupais. Nesse sentido, o profissional de psicologia no âmbito educacional, a partir da articulação entre os conhecimentos da psicologia social e da psicologia escolar, pode desenvolver com os atores da instituição práticas transformadoras. Tais intervenções precisam considerar os fatores histórico-sociais e contribuir com o desenvolvimento de sujeitos mais conscientes, com pensamentos críticos, éticos e que favoreçam a construção de relações promotoras de desenvolvimento. Compreende-se neste estudo a Psicologia Escolar enquanto campo de atuação que tem estreita relação com a psicologia social comunitária, e desse modo, as práticas deste(a) profissional precisam envolver o coletivo institucional com base em uma concepção psicossocial, crítica e preventiva. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, detidamente, aqueles elaborados por Vigotski, é possível compreender a importância da interação dos sujeitos com seu meio social e cultural para a produção do conhecimento, e consequente, desenvolvimento integral. Além disso, com base nas produções de Martín-Baró e Paulo Freire, defende-se a realização de um trabalho que considere a participação do coletivo escolar como fundamental na construção de uma atuação crítica e comprometida com as condições de vida dos sujeitos, e com a transformação das consciências e realidades. Desse modo, o(a) psicólogo(a) escolar media as relações e participa de trocas mútuas entre os diversos segmentos da escola. Assim, esta pesquisa de tese objetivou analisar a atuação de psicólogas (os) escolares nas reuniões institucionais pedagógicas (planejamento pedagógico, conselho de classe, reunião de pais e mestres e horário departamental) de escolas da rede pública municipal de educação de João Pessoa-PB. É uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, responderam a um questionário digital 62 profissionais dos quais 57 são do sexo feminino, e cinco do sexo masculino, com faixa etária de 29 a 69 anos. Os resultados revelaram uma diversidade de fundamentos teóricos adotados pelos(as) profissionais, e que os autores e perspectivas nos quais baseiam suas práticas, em parte, distanciam-se da atuação voltada às demandas escolares; verificou-se que a maioria dos cursos realizados dialogam com o campo de atuação em psicologia escolar. Também foi possível identificar a participação das(os) psicólogas(os) escolares nas reuniões escolares investigadas e em outros tipos de reuniões coletivas com instituições externas à escola ou reuniões elaboradas a partir das necessidades da comunidade escolar. A participação das(os) profissionais ocorreu em todos os tipos de reuniões, e a atuação nestes espaços se deu pela colaboração desde o planejamento da reunião, sua efetivação e em ações subsequentes, derivadas dessa participação. Na segunda etapa da pesquisa foram realizadas observações participantes com duas psicólogas escolares, as quais foram acompanhadas em reuniões pedagógicas da escola. As observações participantes foram registradas em diários de campo, que demonstraram a participação das psicólogas em cada tipo de reunião, as estratégias e recursos utilizados em suas intervenções para dialogar com os diversos atores e setores das escolas. Percebeu-se, portanto, que a participação efetiva nas reuniões, as relações estabelecidas nestes espaços com os atores escolares, os tipos de recursos utilizados e modos de mediar as discussões e deliberações coletivas possibilitaram esclarecer o papel do(a) psicólogo(a) escolar naquele espaço, além de favorecer a ampliação da atuação do(a) psicólogo(a) com outros grupos da escola, por meio de parcerias em um trabalho voltado ao contexto da instituição como um todo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo à Instituição - FERNANDA PEREIRA MEDEIROS
Externo ao Programa - 1170315 - JESSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA