PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU

DISCENTE: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Sala 508 do CCHLA
TÍTULO: Quando a vontade de comprar torna-se incontrolável: um estudo a partir da personalidade e valores humanos
PALAVRAS-CHAVES: Personalidade, valores humanos, compra compulsiva
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo testar um modelo de mediação, considerando os Valores Humanos como mediadora da relação entre Personalidade e Compra Compulsiva (CC). Para tal, foram realizados três estudos: o Estudo 1 objetivou adaptar a Richmond Compulsive Buying Scale (RCBS) para região Nordeste do Brasil. Participaram 300 universitários, a maioria de universidade particular (67%), do sexo feminino (71%), com média de idade de 23,5 anos (DP = 6,7). Responderam a RCBS e a um questionário sociodemográfico. Realizou-se uma Análise Fatorial Exploratória e os resultados sugeriram a unidimensionalidade do instrumento, explicando 51,85% da variância total e uma consistência interna (α de Cronbach = 0,86) favorável. O Estudo 2 teve como finalidade testar a estrutura encontrada no Estudo 1. Contou-se com a participação de 279 universitários, a maioria de universidade pública (54,1%), do sexo masculino (51,3%), com média de idade de 23,1 anos (DP = 4,74). Os participantes responderam aos mesmos instrumentos do Estudo 1. Realizou-se uma Análise Fatorial Confirmatória e os resultados apontaram bons índices de qualidade de ajustes da RCBS, confirmando sua estrutura unifatorial. O Estudo 3 pretendeu conhecer a relação entre os Traços de Personalidade, as Subfunções Valorativas e a Compra Compulsiva (CC); verificar o poder preditivo dos Traços de Personalidade e dos Valores Humanos nas CC; e, por fim, testar o modelo de mediação. Participaram 329 universitários, a maioria de universidade privada (54,1%), do sexo masculino (51,7%), com média de idade de 24,67 anos (DP = 6,34), que responderam aos mesmos instrumentos do Estudo 2, acrescidos do Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e do Questionário dos Valores Básicos. O resultado das correlações, seguidas de regressões e modelo de mediação demonstraram a contribuição dos traços Extroversão, Neuroticismo e da subfunção Realização na explicação do Comportamento de Compra Compulsiva. Diante dos objetivos alcançados, confia-se que a presente dissertação contribui com a literatura da Compra Compulsiva e com a Psicologia Social, sobretudo na explicação do Comportamento de Compra Compulsiva a partir de uma perspectiva psicológica, já que a maioria dos estudos acerca desse construto é constituída na área de administração, mais especificamente em marketing. Além disso, ao conhecer os fatores que podem influenciar na Compra Compulsiva, é possível auxiliar tanto os consumidores quanto os profissionais que lidam com esse tipo de questão.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA