CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN FELICIA DE FIGUEIREDO MAIA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN FELICIA DE FIGUEIREDO MAIA
DATA: 22/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 412
TÍTULO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE BERÇÁRIO SOBRE A HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO INTENCIONAL DE BEBÊS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Intencionalidade Comunicativa; Bebês; Professoras de Berçários; Educação Infantil; Percepção.
PÁGINAS: 81
RESUMO: Os pressupostos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano nos primeiros anos de vida fundamentam a presente pesquisa. Deste aporte teórico recupera-se a ideia de que a maneira como os sujeitos mais experientes da cultura percebe o bebê e seu desenvolvimento pode influenciar nas interações estabelecidas. A comunicação adulto-bebê é aqui considerada um elemento chave para o estabelecimento das relações humanas, e por isso, o conhecimento de educadoras acerca de habilidades sociocomunicativas de bebês com os quais interagem impacta nas estratégias educacionais adotadas e nos intercâmbios estabelecidos no contexto educacional. Diante disso, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva analisar as percepções de educadoras de berçários sobre a habilidade de comunicação intencional de bebês no primeiro ano de vida. Participaram 31 docentes de salas de berçário de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de João Pessoa-PB, que responderam a um formulário online e uma entrevista semiestruturada realizada com quinze professoras que responderam o formulário. A entrevista foi registrada por meio de gravação de voz, transcrita literalmente para análise. Antes de iniciar a entrevista foi exibido um vídeo com cenas de interação entre bebês e professoras em creches, seguida de uma pergunta sobre o vídeo, e depois da apresentação do conceito de comunicação intencional, para então realizar a entrevista semiestruturada. O material foi organizado em eixos de análise, dos quais foram extraídas categorias temáticas de acordo com similaridade e relevância, considerando o objetivo da pesquisa. Os resultados obtidos através do formulário revelam que as participantes tinham em média 44 anos, sendo a maioria pardas, católicas e com Ensino Superior completo. O tempo médio de atuação das profissionais no berçário foi de três anos. As salas contam, geralmente, com três auxiliares e mais de 20 bebês, que ingressam no berçário entre 06 e 09 meses de idade. O planejamento pedagógico ocorre quinzenal ou semanalmente. O acompanhamento do trabalho docente é realizado por gestores e supervisores pedagógicos. Os resultados da entrevista revelam que as participantes, após assistirem o vídeo, mencionaram aspectos relacionados à interação, às habilidades dos bebês, à comunicação intencional, ao papel das atividades na creche para o desenvolvimento infantil, e a suas práticas. As professoras relataram que os bebês podem sentir uma variedade de emoções, principalmente felicidade, alegria e amor, descrevendo como e quando essas emoções são expressas, além dos motivos que geraram tais emoções. Ao serem questionadas se os bebês nascem com a habilidade de comunicar suas necessidades, a maioria das educadoras afirmou que sim. No que se refere à percepção das educadoras sobre a compreensão do bebê sobre as falas que lhes são dirigidas, a maioria afirma que eles entendem a intenção comunicativa da professora, expressa por comportamentos. Parte das professoras afirmaram que os bebês se comportam de forma intencional, observada durante as interações por meio de suas ações. Entende-se que os relatos extraídos do vídeo e da entrevista se constituem indicadores da compreensão das professoras sobre o desenvolvimento sociocomunicativo e cognitivo de bebês no primeiro ano de vida. Afirma-se que o recurso do vídeo permitiu a reflexão das participantes sobre a comunicação e interação professora-bebês, suas atividades pedagógicas com o grupo de bebê, bem como uma aproximação conceitual sobre a intencionalidade comunicativa, componente da cognição social infantil. Argumenta-se que a participação das professoras nesse tipo de pesquisa pode contribuir para o planejamento de práticas que enriqueçam as experiências dos bebês nas creches e potencializem o desenvolvimento infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Externo à Instituição - EMELLYNE LIMA DE MEDEIROS DIAS LEMOS