CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDIRLLY JULIANNA DE SOUZA SOUTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANDIRLLY JULIANNA DE SOUZA SOUTO
DATA: 29/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/egh-ryvb-dkx
TÍTULO: Efeitos da Neuromodulação na Doença de Parkinson: Rastreamento ocular, funções executivas, tempo de reação e biomarcadores
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Função Executiva, Rastreamento Ocular, Neuroinflamação, Tempo de Reação.
PÁGINAS: 212
RESUMO: A Doença de Parkinson (DP) é a segunda condição neurodegenerativa mais comum, acometendo cerca de 11 milhões de pessoas no mundo e, apesar dos avanços no tratamento, ainda não possui cura. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) pode ser utilizada na terapêutica da DP e, por isso, tem sido investigada. Assim, o objetivo geral do estudo consiste em investigar a neuromodulação com ETCC e verificar os efeitos em parâmetros do rastreamento ocular, nas funções executivas, no tempo de reação e biomarcadores sanguíneos em pessoas com DP. Para isso, foram realizados um estudo de revisão, com meta-análise e meta-regressão, e três estudos empíricos. A meta-análise sistematizou evidências sobre o uso da ETCC na DP e direcionou o protocolo de intervenção que será replicado nos estudos empíricos subsequentes. Os resultados demonstraram que a ETCC pode estar associada à melhora de funções executivas como a memória e à redução do tempo de reação em tarefas cognitivas. O segundo e o terceiro estudos consistem em ensaios clínicos randomizados, triplo-cegos e controlados por grupo sham, com metodologias idênticas, diferenciando-se apenas pela amostra investigada. O segundo estudo analisou os efeitos da ETCC aplicada sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (DLPFC) no movimento ocular e nas funções executivas em pessoas com DP. Os resultados mostraram aumento da amplitude sacádica, dilatação pupilar e melhora em memória verbal imediata, coordenação e fluência verbal após ETCC ativa. O terceiro estudo avaliou os efeitos da ETCC nos biomarcadores pró-inflamatórios e no tempo de reação em tarefa de dupla demanda. Os achados indicam que a intervenção ativa pode reduzir o nível de biomarcadores inflamatórios e o tempo de reação, além de atenuar os sintomas motores. O quarto estudo investigou a ETCC ativa e verificou os efeitos no desempenho cognitivo e na percepção da qualidade de vida relacionada à saúde em pessoas com DP. Observou-se tendência de melhora cognitiva, com destaque para o aumento de 57,8% na memória episódica, além de ganhos em bem-estar emocional e cognição na qualidade de vida. De forma geral, os resultados indicam que a ETCC anódica aplicada sobre o DLPFC apresenta potencial como intervenção na DP, embora sejam necessários estudos adicionais para confirmar sua eficácia e compreender melhor seus mecanismos de ação nos domínios cognitivo, motor, inflamatório e de qualidade de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Externo à Instituição - JÉSSICA BRUNA SANTANA SILVA