PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA CRISTINA DE OLIVEIRA BORBA PAULINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA DE OLIVEIRA BORBA PAULINO
DATA: 20/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO 01 - CENTRAL DE AULAS
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, INCLUSÃO SOCIAL E RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: inclusão social, deficiência visual, representação social, resiliência, psicologia social.
PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Resumo: A presente tese objetivou apreender as representacoes sociais acerca da inclusao social de pessoas com deficiencia visual elaboradas por pessoas com essa deficiencia e quantificar os niveis de resiliencia nesse grupo de pertenca. Para alcanca-lo, fez-se necessario desenvolver tres estudos. O primeiro intitulado “Inclusao social da pessoa com deficiencia visual: um estudo das Representacoes Sociais”, teve como objetivo apreender as representacoes sociais acerca da inclusao social de pessoas com deficiencia visual, elaboradas por pessoas com essa deficiencia. Participaram deste, 30 pessoas com idade entre 18 e 65 anos (M=34,2 e DP=14,4), contatadas em duas instituicoes publicas que responderam a um questionario sociodemografico e a uma entrevista em profundidade. Os dados foram processados pelos softwares Excel e Alceste. Os resultados apontaram que as representacoes sociais elaboradas pelos participantes acerca da sua inclusao social revelaram que essas se dao prioritariamente pelo sistema educacional apesar de terem tecidos opinioes negativas sobre a educacao Inclusiva e as restricoes de acesso ao sistema educacional, como tambem aos Direitos humanos. As politicas publicas, garantias legais e a atividade laboral emergiram como eixos representacionais primordiais para a inclusao social. O segundo estudo denominado “Universos semanticos da inclusao social: um estudo das representacoes sociais”, objetivou apreender os campos representacionais acerca da inclusao social e da deficiencia visual elaborados por pessoas com deficiencia visual. A amostra foi constituida por 109 participantes com idade entre 18 a 69 anos (M= 26,02 e DP=11,57), que responderam a um questionario sociodemografico e a Tecnica de Associacao Livre de Palavras. Os dados foram computados pelos sofwares Excel e Tri-deux-Mots. Os resultados propiciaram uma leitura representacional das variacoes semanticas associadas aos estimulos indutores: deficiencia visual, inclusao social e eu mesmo. A “deficiencia visual”, foi objetivada nos elementos “condicao”, “superacao”, “visao” “viver”, “depende” “ajuda” e “limite”, e ancorada nas esferas biopsicossocial. No que se refere a “inclusao social”, este construto foi objetivado nos elementos “governo”, “acessibilidade”, “direito”, “lei”, “cotas”, “novidade”, “importante”, “oportunidade” e “emprego” ancorados na categoria da legislacao. Essas objetivacoes levam a inducao de que a inclusao social depende das prerrogativas governamentais que garantam o direito a acessibilidade nos diversos ambitos da saude, educacao, trabalho, lazer, entre outras. Quanto ao terceiro estimulo indutor “eu mesmo”, os participantes se definiram como pessoas “timidas”, “dependentes” “capazes” e “lutadoras” “calmas” e que em sua “vida” se “esforcam” para “estudar”, compondo um campo semantico ancorado na esfera psicossocial. O terceiro estudo versou sobre “A Resiliencia no contexto da Deficiencia Visual”, com o objetivo de quantificar os niveis da resiliencia, no contexto da deficiencia visual. A amostra foi a mesma do segundo estudo, que responderam alem do questionario sociodemografico a Escala da Resiliencia. Os dados foram processados pelo software Excel. Os resultados advindos da escala de resiliencia apontaram que a maior parte do grupo (49,5%) possui capacidade de resiliencia, moderada. vii Pode-se concluir que aproximadamente a metade dos participantes possuem capacidade para superar as adversidades frente a acessibilidade urbana, as dificuldades inerentes ao contexto do sistema educacional inclusivo bem como competencia em lidar com o preconceito, frustracoes, desanimos e na socializacao que convivem no cotidiano. Espera-se que esses resultados venham contribuir para uma maior visibilidade desse grupo de pertenca no que tange a inclusao social nos varios segmentos da sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Externo ao Programa - 337389 - IEDA FRANKEN RODRIGUES
Externo à Instituição - ANDREA XAVIER DE ALBUQUERQUE DE SOUZA
Externo à Instituição - IANY CAVALCANTI DA SILVA BARROS
Externo à Instituição - SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO