PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: PAULA ROBERTA QUEIROZ VELOSO

DISCENTE: PAULA ROBERTA QUEIROZ VELOSO
DATA: 26/06/2024
LOCAL: CCAE - Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGO: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Projeto de letramento. Gêneros discursivos. Práticas de Letramento
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa aconteceu no município de Conde/PB, em uma escola situada na zona rural, com alunos que apresentam alto índice de reprovação e dificuldade no processo de leitura e escrita, podendo ser identificado esse déficit em todas as turmas da instituição escolar. A economia local é mantida por comércios de pequeno porte, agricultura familiar e rede hoteleira na região litorânea da cidade. Frente a essa realidade, o objetivo geral do trabalho é analisar o desempenho dos alunos na leitura e na escrita visando a criação de um projeto de letramento, que será detalhado no Caderno Pedagógico elaborado. As práticas de letramento tiveram foco na leitura e na produção textual escrita com os seguintes gêneros: gêneros anúncio de emprego e gênero currículo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, propositiva e com finalidade interventiva, com uma turma do 8º ano, embasados nos estudos de autores, como Paiva (2019), Tripp (2005), Bortoni-Ricardo (2008), Vianna (2003) e Ferreira (2001). A proposta tem como base uma diagnose feita com atividades de leitura do gênero anúncio de emprego e a produção inicial do gênero currículo, as quais foram analisadas. Todo o trabalho foi fundamentado, teoricamente, nos estudos de letramento de Kleiman (1995), Rojo (1998, 2009), Rojo et al (2012), Oliveira (2014) e Soares (2021); nas discussões sobre leitura, escrita e oralidade, na perspectiva interacionista, apresentadas por Koch (2009, 2018), Marcuschi (2007, 2010), Antunes (2003), Bentes (2010) e pelos documentos oficiais que regem a educação básica de ensino no Brasil; e ainda na concepção de gêneros discursivos ou textuais proposta por Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), pela LDB (BRASIL, 1996) e demais documentos oficiais em vigor. Dessa forma, o presente trabalho além de ter produzido um caderno pedagógico com os caminhos percorridos para a realização da pesquisa, evidenciou que, através do uso dos gêneros voltados para o mundo do trabalho, pode-se criar um projeto de letramento que contribua para a atuação social autônoma e para o desenvolvimento crítico dos alunos.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES