PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID ANTHONNY RIBEIRO GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID ANTHONNY RIBEIRO GOMES DA SILVA
DATA: 26/06/2024
TÍTULO: LETRAMENTO DIGITAL E GÊNEROS DISCURSIVOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento digital. Blog. Gênero discursivos/textuais.
RESUMO: O uso da tecnologia tem sido cada vez mais frequente, inclusive em sala de aula e, especialmente, depois da pandemia de Covid 19, quando professores ministraram aulas em vídeo chamadas, lançando mão de recursos tecnológicos digitais. Tal acontecimento evidenciou um déficit do conhecimento nessa área, voltada para a educação entre a comunidade escolar. Neste sentido, surgem a necessidade e a problemática de como o letramento digital pode ser inserido em aulas de Língua Portuguesa para a promoção e o desenvolvimento deste, entre professores e estudantes, originando este projeto de pesquisa, cujo objetivo é compreender como o letramento digital pode possibilitar o aprendizado de gêneros discursivos/textuais por meio da construção de um blog, que servirá como repositório de aulas e de experiências registradas por professores e estudantes, contribuindo com a formação acadêmica e o desenvolvimento de todos os envolvidos no projeto. A pesquisa terá como alvo estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental e apresentará uma abordagem qualitativa conforme estudos de Godoy (1995) e Bortoni- Ricardo (2008). O trabalho de campo acontecerá através da pesquisa-ação, fundamentando-o em Burns (2015), e utilizará questionário, roda de conversa, observação participante e a aplicação de oficinas temáticas como procedimentos geradores de dados. O presente estudo está estruturado em três eixos temáticos, ancorados em diversos autores, a saber: Gêneros discursivos/textuais - Bakhtin (2022); Marcuschi (2005, 2010); Multiletramento - Rojo (2012); Letramento digital - Xavier (2013), Coscarelli (2016); Tecnologia digitais contemporâneas - Moran (2000) e outros.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo ao Programa - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS