PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCILEIA CAVALCANTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCILEIA CAVALCANTE DA SILVA
DATA: 20/06/2024
LOCAL: formato remoto
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA: O GÊNERO CANÇÃO COMO OBJETO DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Estratégias de leitura. Gênero textual canção
RESUMO: O gênero canção, além de estar presente no dia a dia das pessoas, alia texto, melodia e ritmo, tornando-se um interessante objeto para o ensino de Língua Portuguesa. A acessibilidade, diversidade e capacidade imaginativa das canções as tornam uma opção valiosa quando pensamos na promoção de um ensino de leitura proficiente, pois é um gênero capaz de estimular os alunos e auxiliar o desenvolvimento de suas habilidades de compreensão textual. A partir dessas perspectivas, intentamos com essa pesquisa compreender de que maneira as estratégias de leitura, tendo o gênero canção como objeto de estudo, podem influenciar na formação do leitor proficiente. Também é nosso objetivo apresentar uma proposta pedagógica voltada para o 9º ano do ensino fundamental, tendo como foco a leitura e compreensão de canções diversas. Para tanto, elaboramos um procedimento que reúne três fases: atividade diagnóstica inicial, oficinas de leitura, atividade diagnóstica final. Nas oficinas, contemplamos um trabalho com os descritores referentes à Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB e seus Descritores do 9º ano do Ensino Fundamental. Nossa pesquisa tem abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação. Nosso referencial teórico aborda a história da leitura, formação do leitor proficiente e a importância dos gêneros textuais como objeto de ensino. Nesse sentido, recorremos a autores como Fischer, (2006); Freire (1989); Iser (1996), Koch (2022), Bakhtin (1992), Solé (1998), entre outros. Utilizamos também como base teórica os documentos oficiais PNE, PCN (1998) e BNCC (2018), para discutirmos o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Com relação à pesquisa ação, ela se configura por termos participação direta nas etapas da pesquisa, pois aplicaremos o procedimento e analisaremos seus resultados. Acreditamos que as canções podem melhorar a leitura, aumentar o envolvimento dos alunos, desenvolver habilidades de compreensão e ampliar o repertório literário. Também pensamos que as estratégias pensadas para integrar canções ao currículo escolar podem contribuir com o exercício docente de educadores que procuram materiais didáticos lúdicos para o ensino de leitura.
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA