PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADENAILDE MARIA SOARES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADENAILDE MARIA SOARES DE ALBUQUERQUE
DATA: 30/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: CCAE - Mamanguape/PB
TÍTULO: A PRÁTICA DA ESCRITA PARA ALÉM DO COPISMO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma mediação sob as lentes dos Estudos do Letramento
PALAVRAS-CHAVES: Escrita. Copismo. Letramento. Alfabetização.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Esta pesquisa, situada na área da Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo as práticas de escrita mobilizadas para intervir na formação de alunos copistas/copiadores dentro do processo de alfabetização em contexto de letramento. O copismo, neste trabalho, é compreendido como uma prática pedagogicamente obsoleta e que se opõe à escrita enquanto prática social. O interesse em contribuir com o avanço na proficiência escritora a partir de práticas de escrita socialmente situadas e de um processo de alfabetização em contexto de letramento originou-se das inquietações sobre a prática docente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e das reflexões sobre as dificuldades que as crianças, da escola pública, enfrentam para se alfabetizar. Dessa forma, a pesquisa guiou-se por um questionamento: como desenvolver práticas pedagógicas mais significativas, dentro do processo de alfabetização e letramento, para intervir na formação de alunos meramente copistas? Por conseguinte, o objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas de escrita socialmente situadas como alternativas para intervir na formação de alunos meramente copistas a fim de torná-los escritores proficientes. Percorreu-se as seguintes perspectivas teórico-metodológicas: as teorias da aprendizagem sociocultural de Vygotsky (1987) e construtivistas de Piaget, além das proposições de Freire (2001, 1967, 2011); Street (2014); Kleiman (2016, 1995, 2024); Tfouni (1988); Geraldi (2002); Soares (1996, 2020, 2021, 2023); entre outros. Esta pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e de caráter explicativo e intervencionista. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5º ano do EF, de uma escola pública da rede municipal em Santa Rita/PB. A pesquisa se desenvolveu a partir de duas etapas metodológicas, a primeira referente ao gênero textual receita culinária e a segunda ao gênero manual de instrução de brinquedo. Utilizamos como instrumento geradores de dados a observação participante, as rodas de conversas e oficinas pedagógicas. A análise dos dados consistiu na análise das produções textuais dos estudantes a partir das categorias de análise que emergiram dos próprios dados e das habilidades de escrita da Base elencadas para orientar práticas de escrita situadas: forma de composição do texto, análise linguística e semiótica (ortografização) e a escrita (compartilhada e autônoma). Constatou-se a importância de levar à sala de aula práticas situadas de uso da língua escrita, de alfabetizar partindo do texto e voltando para ele. Foi a partir da compreensão do contexto de produção, da reflexão sobre os desvios e suas causas (ortografização) que pudemos acompanhar mudanças na forma como os estudantes percebem os textos, ou seja, este estudo demonstrou que as práticas de escrita situadas desenvolvidas a partir de oficinas pedagógicas, de estratégias criativas e sistematizadas podem potencializar uma escrita mais autônoma e significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo ao Programa - 3212443 - ELAINE REIS LAUREANO