PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ARLENE BELARMINO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLENE BELARMINO DA SILVA
DATA: 23/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS IV - UFPB
TÍTULO: DA DECODIFICAÇÃO AO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO LEITORA PROATIVA PARA ALUNOS DO 7º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora proativa. Letramento crítico. Cidadania. Educação inclusiva. Deficiência intelectual.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As dificuldades de realizar leituras com compreensão significativa entre os alunos da educação básica estão evidenciadas através de avaliações externas, e isso é de conhecimento amplo, da mesma forma que a dificuldade de se posicionarem criticamente diante do que leem. Para os alunos com deficiência intelectual, o desenvolvimento dessas habilidades tende a ser ainda mais deficitário, por causa seu comprometimento cognitivo. Assim, esta pesquisa, que se desenvolve no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, pretende contribuir para a mitigação dessas problemáticas, tendo como objetivo desenvolver uma proposta inclusiva de atividade que contribua para uma compreensão leitora proativa, significativa e com consciência crítica para alunos do 7º ano de uma escola pública da rede municipal de Pedras de Fogo, na Paraíba. A dissertação apresenta reflexões sobre leitura, letramento e inclusão; como marco teórico acerca da leitura e do letramento, partiu-se dos estudos de Freire (1996, 1989, 1987), Geraldi (2011, 2002), Kleiman (2008, 2005, 1999, 1995), Leffa (1996), Rojo (2009), Soares (2020, 2009, 2000) e Street (2014, 2010, 2006). Acerca da Educação Inclusiva, foram utilizados como norte os estudos de Figueira (2008, 2021), Góes (2002), Madureira (2022), Mantoan (2015) e Pletsch (2022, 2009). Outrossim, buscou-se apoio nas leis que regem a legislação educacional sobre leitura e sobre Educação Inclusiva, a partir da BNCC (BRASIL, 2017), PCN (BRASIL, 1998), Estatuto da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015), Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2010) e Conferência Mundial sobre Educação Especial (Espanha, 1994). O estudo configura-se como uma pesquisa-ação de natureza intervencionista e de abordagem qualitativa, sendo utilizada a observação participante como instrumento para a geração de dados e a aplicação de oficinas didáticas com atividades de leitura/letramento. As referidas oficinas foram realizadas ao longo de vinte aulas guiadas por temáticas predeterminadas e gêneros textuais diversos, a partir dos quais instigou-se a leitura significativa e o letramento crítico. As atividades foram realizadas de forma coletiva e/ou em pequenos grupos, para que a aprendizagem, a interação e a inclusão pudessem efetivar-se. Para registrar todo o trabalho desenvolvido, assim como para subsidiar outros professores que por ele venham a se interessar, foi produzido um caderno pedagógico contendo o que foi desenvolvido durante todo o processo. No decorrer do projeto, foi possível perceber a evolução da participação e dos posicionamentos expostos pelos alunos a respeito de questões sociais diante das quais não se pronunciavam anteriormente, envolvendo-se de tal forma que decidiram investigar possibilidades e ampliar o debate para toda a escola. Foi possível a participação ativa dos alunos com DI, através da exposição das suas ideias, da realização das atividades e do seu envolvimento em todas as etapas. O trabalho não tem a pretensão de apresentar soluções imediatas ou definitivas; contudo, espera contribuir com a ampliação da compreensão leitora proativa de modo que sejam incluídos os alunos com deficiência e que sejam garantidos a todos os estudantes os direitos de aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Externo ao Programa - 1240673 - EMANUEL DE ABREU SILVA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA