PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: JUCILEIA CAVALCANTE DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCILEIA CAVALCANTE DA SILVA
DATA: 28/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: UFPB - Campus IV - Unidade Mamanguape
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA: O GÊNERO CANÇÃO COMO OBJETO DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Estratégias de leitura. Gênero textual canção.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Amplamente presente no cotidiano, o gênero canção foi escolhido estrategicamente por sua forte relação com a argumentação e a construção de significados sociais e políticos. Sua acessibilidade, diversidade e capacidade de estimular a imaginação tornam-no um recurso privilegiado para a promoção de uma leitura proficiente, pois favorecem o engajamento dos alunos e o desenvolvimento das habilidades de compreensão textual. Com base nessas perspectivas, esta pesquisa buscou compreender como as estratégias de leitura, tendo a canção como objeto de estudo, podem contribuir para a formação de leitores proficientes. Além disso, propomos uma abordagem pedagógica voltada para o 9º ano do ensino fundamental, com foco na leitura e interpretação de diferentes canções. Para avaliar as competências leitoras dos estudantes, adotamos como parâmetro os descritores da Matriz de Referência para o 9º ano, garantindo uma análise estruturada e verificada às habilidades essenciais para a proficiência leitora. O procedimento metodológico adotado foi organizado em três etapas: atividade diagnóstica inicial, oficinas de leitura e atividade diagnóstica final. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação de cunho intervencionista, com oficinas de leitura. Nosso referencial teórico aborda um breve histórico sobre leitura ancorado em autores como Ficher (2006), Chartier (2006), Manguel (2021), Tragino (2013), entre outros. Para abordar sobre concepções de leitura e estratégias de leitura, fundamentamo-nos em autores como Freire 2017), Kock e Elias (2006), Kleiman (2016) e Solé (1998). Fontes como PCN (1997), BNCC (2018), Antunes (2009) e Rojo (2009) nos fundamentaram para tratar sobre a importância da leitura para o ensino básico. Já para tratar sobre os gêneros textuais/discursivos como objeto de ensino e no ensino de língua Portuguesa, respaldamo-nos em autores como Bakhtin (2010), Marcuschi (2008), Kleiman (2016), entre outros. Autores como Zimmermann (1998), Tatit (2002) e Kleiman (2016) fundamentaram-nos acerca do gênero canção na formação do leitor proficiente. Os resultados da pesquisa evidenciaram o impacto positivo dos trabalhos de leitura na compreensão e interpretação de textos pelos alunos do 9º ano. A comparação entre os diagnósticos inicial e final demonstram um avanço significativo, com redução expressiva no número de erros e aumento dos acertos em todas as habilidades avaliadas. Esse progresso reforça a importância das oficinas de leitura como ações interventivas e do uso do gênero canção como estratégia de leitura, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica, crítica e significativa. Assim, a pesquisa reafirma a relevância desse trabalho para a formação de leitores proficientes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3212443 - ELAINE REIS LAUREANO
Externo à Instituição - ENEIDA MARIA GURGEL DE ARAUJO
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA