PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MARIA DAS GRACAS BEZERRA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRACAS BEZERRA DA SILVA
DATA: 26/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE - Mamanguape/PB
TÍTULO: COMPETÊNCIA LEITORA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA (TÓPICO I) NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Competência leitora. Estratégias de leitura. Descritores SAEB. Avaliação.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
O fato de alunos chegarem ao 6º ano do Ensino Fundamental (EF) sem a competência leitora tem se configurado como uma problemática na educação brasileira. Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver a competência leitora dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a expectativa embasada nos descritores de Língua Portuguesa Tópico I (Procedimentos de leitura) e utilização de vários gêneros textuais. Mais especificamente, objetiva-se: investigar a competência leitora do aluno a partir de uma atividade diagnóstica utilizando os descritores de língua Portuguesa Tópico I; aplicar oficinas de leituras a partir do uso de vários textos subsidiados pelos descritores de Língua Portuguesa com a expectativa na melhoria da competência leitora dos alunos; esclarecer como as aplicações de oficinas dos descritores desenvolverão a competência leitora dos alunos; e, por fim, elaborar um caderno pedagógico que possa auxiliar outros profissionais da educação básica anos finais na formação leitora dos alunos do 6º (EF). Metodologicamente, para averiguar o desenvolvimento das habilidades pretendidas na intervenção, utilizou-se como parâmetro os descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa Tópico I, Procedimentos de Leitura, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em uma turma do 6º ano de uma escola Municipal de Santa Rita, Paraíba, ainda não alfabetizados. Para tanto, foram mobilizadas uma avaliação diagnóstica inicial e outra final, entrecortada por oficinas, nas quais foram trabalhados vários gêneros textuais. Esse material foi analisado com o intuito de verificar o progresso e a eficácia dos procedimentos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação quanti-qualitativa e fundamenta-se em Soares (2020; 2022), Antunes (2003), Koch e Elias (2006), Solé (2014), Kleiman (2016), Marcuschi (2008), além dos documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); quanto às abordagens avaliativas, estão Hoffmam (2009), Luckesi (2013). Por fim, constatamos que a competência leitora dos alunos a partir da aplicação de duas avaliações diagnósticas e depois das intervenções, demonstraram que nos descritores: D1, D3, D4, D14 os alunos, na primeira avaliação diagnóstica, apresentaram bastante dificuldade, atingindo menos de 70% de aproveitamento. Dificuldade essa que foi minimizada após as intervenções realizadas, conforme atestam os descritores D1, D3 E D4, com aproveitamento foi de 100%. O descritor D6 permaneceu estável nas duas avaliações. O descritor D14, apesar de ter um melhor desempenho no gráfico 2, ainda ficou abaixo de 70% de aproveitamento, o que nos leva a refletir para uma busca de futuras intervenções que possam dirimir a dificuldade dos estudantes em diferenciar fato de uma opinião.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1240673 - EMANUEL DE ABREU SILVA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Externo à Instituição - LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA
Presidente - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS