PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: RAUL DANTAS DA SILVA NETO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAUL DANTAS DA SILVA NETO
DATA: 28/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE - Unidade Mamanguape
TÍTULO: DA TAXONOMIA DE BLOOM AO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NOS DESCRITORES DA PROVA BRASIL-SAEB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de leitura. Descritores do Saeb. Taxonomia de Bloom. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 290
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O desenvolvimento da competência leitora vai além da simples decodificação dos signos
linguísticos, exigindo que os alunos construam sentidos para os textos a partir do uso de
estratégias que lhes permite fazer interpretações de forma mais eficiente. Nesse contexto, a
compreensão dos descritores da Prova Brasil, entendidos como critérios que definem as
habilidades e competências que os estudantes da Educação básica devem desenvolver no âmbito da leitura, é fundamental para que os professores de língua portuguesa possam definir estratégias que contribuam para ampliar o desempenho dos seus alunos. Objetiva-se
desenvolver uma proposta de intervenção didática que potencialize as habilidades de leitura dos alunos do 9o ano ao articular a Taxonomia do Bloom aos descritores da Prova Brasil-Saeb. Para tanto, foram fundamentados nossos estudos sobre leitura em Antunes (2003), Bakhtin (2011), Koch e Elias (2010), Solé (1998), Kleiman (2011), Marcuschi (2008) e Ferrarezi (2017). No que diz respeito à avaliação, buscou-se aporte teórico em Freitas (2014) e Luckesi (2011). Sobre os princípios metodológicos em Cecília (2009) e Esteban (2010); e em relação às análises, a Taxonomia de Bloom (1972). A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), considerada a diretriz curricular brasileira, também subsidiou esta pesquisa, em diálogo com outras diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), e a Matriz de Referência do SAEB (Brasil, 2013). Metodologicamente, trata-se de um trabalho de natureza qualiquantitativa, de caráter descritivo e intervencionista, no qual foram realizadas atividades sequenciadas de leitura e compreensão textual em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada em Paulista-PE. As atividades foram mediadas pelo professor, caracterizando-se, assim, como pesquisa-ação, tendo em vista que associa a pesquisa à prática. O projeto de intervenção foi aplicado em três etapas. Em primeiro lugar, foi elaborado um instrumento de avaliação diagnóstica inicial, tendo como base todos os vinte e um descritores da Matriz de Referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa do 9°ano do D1 ao D21, a fim de verificar qual o desempenho dos alunos em relação a eles. Na sequência, foram ministradas oficinas de compreensão leitora, com o intuito de desenvolver tais habilidades, tendo como subsídio também as orientações da Taxonomia de Bloom, que categorizam os níveis cognitivos do conhecimento de leitura. Por fim, foi aplicada uma segunda avaliação diagnóstica, com vistas a verificar os possíveis avanços alcançados pelos discentes, bem como as dificuldades ainda encontradas por eles, para que possibilite a construção de outras estratégias de ensino da leitura. Como resultados, foram constatados avanços significativos no desempenho dos alunos após a intervenção pedagógica, com melhorias expressivas nos seguintes descritores: a taxa de acerto em D12 aumentou de 16,7% para 88,9%; em D20, evoluiu de 22,2% para 72,2%; em D10, cresceu de 33,3% para 72,2%; e em D15, aumentou de 11,1% para 77,8%. Por outro lado, em relação ao D21, o progresso foi menor, passando de 27,8% para 33,3%, o que demonstra que é necessário voltar a trabalhar de forma mais sistemática com esse descritor, ao mesmo tempo em que os demais continuam sendo abordados, nos quais obtiveram êxito, para que se tenha um aprendizado consistente por parte dos alunos. Além disso, conforme anunciado como um dos propósitos da pesquisa, foram desenvolvidos dois produtos finais um Aplicativo-Site para disponibilizar aos professores e um Guia Didático que poderão contribuir como instrumentos pedagógicos para o ensino da leitura em sala de aula.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLY VIEIRA INO ESPINDULA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES