PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DAVID ANTHONNY RIBEIRO GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID ANTHONNY RIBEIRO GOMES DA SILVA
DATA: 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ywn-brxa-dsi
TÍTULO: Letramento digital e o gênero discursivo/textual videoaula no ensino de Língua Portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Língua portuguesa. Gênero discursivos/textuais. Letramento digital. Blog.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O uso das ferramentas tecnológicas tem sido cada vez mais frequente no cotidiano social e no contexto escolar, notadamente, depois da pandemia de Covid 19, quando professores ministraram aulas em videochamadas, utilizando-se de recursos tecnológicos digitais. Tal acontecimento evidenciou um déficit na formação dos atores envolvidos no processo educativo. Neste sentido, constatou-se a necessidade da efetivação do letramento digital para ministração de aulas, visando o desenvolvimento e a habilidade entre professores e alunos para uso dos recursos tecnológicos contemporâneos. Assim, este estudo, teve como objetivos compreender como o letramento digital e os gêneros discursivos/textuais, reciprocamente, podem contribuir para a apreensão de ambos; como se dá o uso das tecnologias digitais por estudantes do Ensino Fundamental, aos finais, no contexto escolar; qual a relação existente entre a apreensão de gêneros discursivos textuais e o letramento digital e investigar a capacidade de o estudante compreender o gênero discursivo/textual videoaula, mediante o uso das tecnologias digitais, ao mesmo tempo em que ele o produz. Como produto da pesquisa, houve a construção de um blog, que servirá como repositório de aulas e de outras atividades escolares produzidas por professores e estudantes. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa conforme estudos de Godoy (1995) e Bortoni- Ricardo (2008). O trabalho de campo aconteceu através da pesquisa-ação, fundamentando-o em Burns (2015) e fez uso de questionário, de roda de conversa, de observação participante e de aplicação de oficinas temáticas como procedimentos geradores de dados, tendo como alvo estudantes de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual da Paraíba, na cidade de João Pessoa. O presente estudo está fundamentado em três eixos teóricos, ancorados em diversos autores, a saber: gêneros discursivos/textuais - Bakhtin (2022); Marcuschi (2005, 2010); multiletramentos - Rojo (2012); letramento digital - Xavier (2013), Coscarelli (2016); tecnologias digitais contemporâneas - Moran (2000) e outros. Como o resultado da pesquisa, constatou-se a proficiência do letramento digital dos alunos participantes, diante da utilização das ferramentas tecnológicas contemporâneas para a produção de gêneros discursivos/textuais multimodais digitais, em evidência a videoaula. Destaca-se que a maioria dos estudantes envolvidos na pesquisa não possui computador pessoal, mas quase todos fazem uso de outros equipamentos transmidiáticos, a exemplo dos smartphones, para interação em redes sociais virtuais, jogar, assistir a filmes e séries, estudar e pesquisar. Frente a tal contexto, destacamos a importância da escola e dos professores em formar cidadãos letrados com responsabilidade e ética, visando transformar a realidade e a sociedade em busca de igualdade social. Para alcançar essa eficácia, é necessário que a escola disponha de equipamentos tecnológicos adequados e conte com uma equipe pedagógica comprometida com o processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo principal a formação integral do aluno para sua vida pessoal, social e profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo ao Programa - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS
Externo à Instituição - ANY CAROLINY DUARTE BATISTA