PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO SILVA DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO SILVA DE FARIAS
DATA: 12/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual - Google Meet
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento digital. Novas tecnologias. Formação cidadã. Portais institucionais.
PÁGINAS: 96
RESUMO: A disciplina de Língua Portuguesa configura-se como espaço epistêmico privilegiado, articulando saberes e práticas que potencializam tanto o letramento digital quanto o seu imbricado exercício de formação cidadã. É pensando a partir de tal perspectiva que se propõe como cerne analítico do presente trabalho investigar as contribuições de um projeto de letramento digital como impulsionador da formação cidadã de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, analisando especificamente como o desenvolvimento de competências para navegação crítica em plataformas governamentais digitais pode transformar o entendimento político-institucional dos educandos e mediar novas formas de interação com as instâncias do poder público local por meio desses canais digitais. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, conforme Bortoni-Ricardo (2008), Esteban (2010) e Córdula (2015), utilizando a pesquisa-ação intervencionista, conforme Thiollent (1998) e Paiva (2019). Para a coleta de dados, serão utilizados instrumentos como observação participante (Paiva, 2019; Gil, 2006), questionários (Gil, 2008; Vieira, 2009) e oficinas pedagógicas (Ferreira, 2001; Vieira e Volquind, 2002). A análise dos dados será realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Pretende-se validar a pertinência do arcabouço teórico-metodológicos da presente pesquisa, balisando-o à luz dos Novos Estudos do Letramento e da implicação direta destes para a construção da formação cidadã. Para tanto, organizou-se a fundamentação em três principais eixos: Eixo de alfabetização e letramento: Kleiman (1988, 1995), Vygotsky (1991), Rego (1995), Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2000), Soares (2002, 2009),Tfouni (2006) e Araújo (2019); Eixo de letramento digital: Soares Gilster (1997, 2002), Rojo (2007), Xavier (2007), Braga (2009), Lemke (2010), Jenkin (2013) e Coscarelli (2017); Eixo de formação cidadã: Freire (1987, 1997), Herbert (2008), Santos (2011) e Street (2014). Assim, partindo do pressuposto de que práticas de fomento ao letramento digital potencializa a capacidade de participação social ativa, postula-se que a implementação de um projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências digitais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental poderá ampliar o repertório político-institucional dos estudantes, mediante a análise crítica de plataformas governamentais, convertendo habilidades técnicas em instrumentos concretos de participação cidadã na esfera digital. Por fim, compilar-se-á a pesquisa adaptando-a para um e-book didático, contendo o projeto pedagógico de letramento digital desenvolvido, destinado a instrumentalizar docentes na mediação de ações educativas que fomentem as práticas de cidadania na era digital.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS