PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JANIELSON ARAÚJO DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANIELSON ARAÚJO DA SILVA
DATA: 17/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA NO 8° ANO: PSIQUÊ, GATA BORRALHEIRA E MARIA
ROUPA DE PALHA PELO MÉTODO RECEPCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Leitura. Texto Dramático. Método Recepcional. Formação de leitores.
PÁGINAS: 63
RESUMO: A presente dissertação investiga a formação do leitor literário no Ensino Fundamental (anos
finais), com foco no incentivo à leitura do texto dramático (TD). Para tanto, propõe-se uma
análise da peça Maria Roupa de Palha, de Lourdes Ramalho (2018), estabelecendo relações
intertextuais com o mito greco-romano de Eros e Psiquê e o conto A Gata Borralheira, de
Charles Perrault. A metodologia adotada para fomentar o interesse pela leitura do TD
fundamenta-se no Método Recepcional de Bordini & Aguiar (2003), articulado com as
contribuições de Aires (2006), Prado (2001) e Pavis (2003) acerca das especificidades do
texto teatral, bem como com as reflexões de Candido (2004) e Cosson (2006) sobre a
relevância da literatura e do letramento literário. O objetivo central reside em evidenciar a
importância do texto dramático como instrumento para a formação de leitores proficientes no
contexto das aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, de natureza qualitativa e modalidade
pesquisa-ação, será implementada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, visando
analisar o impacto da proposta de leitura na formação leitora dos discentes. Espera-se que os
resultados da investigação demonstrem o potencial do texto dramático, mediado pelo Método
Recepcional, no desenvolvimento da competência leitora, em consonância com as orientações
estruturais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) concernentes ao ensino da estética e
da recepção, e em diálogo com a Lei nº 14.986/2024, já que a nossa perspectiva analítica e
nossa proposta didática também irá abordar os aspectos do feminino, a partir das personagens
do nosso corpus.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Externo à Instituição - VIVIANE MORAES DE CALDAS