PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: AIRTON AIRES TEIXEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIRTON AIRES TEIXEIRA
DATA: 24/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: A cultura da paz na escola: uma proposta interventiva para a produção do gênero artigo de opinião mediada pela leitura de canções
PALAVRAS-CHAVES: Leitura de canções. Produção textual. Artigo de opinião. Cultura da paz.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A cultura da paz é um tema essencial para a formação de cidadãos conscientes e críticos.
Integrar a leitura de canções, que muitas vezes abordam questões sociais e valores humanísticos,
pode ser uma ferramenta eficaz para engajar os alunos e promover reflexões profundas. Este
projeto visa investigar como a leitura de canções pode contribuir para a produção de artigos de
opinião sobre a temática da cultura da paz nas escolas. Neste projeto realizaremos oficinais de
leitura e produção textual, incluindo uma abordagem estruturada para o desenvolvimento de
competências tanto textual quanto crítica, no desenvolvimento de um Artigo de Opinião. A
cultura da paz será abordada como um tema transversal, integrando-se às atividades de leitura,
bem como a proposta de produção textual. Por meio de intervenção em sala de aula, com os
alunos do 9o ano A de uma escola Estadual do Rio Grande do Norte, promoveremos ações que
os qualifiquem à produção textual do gênero Artigo de Opinião a partir de atividades de leitura
de canções centradas na temática da paz, por meio de oficinas temáticas e rodas de conversa
visando à promoção de uma Cultura da paz em ambiente escolar. A partir do aporte teórico,
sobretudo, de Koch (2018) e Antunes (2010). Tendo como referência Bakhtin (1997) e
Marcuschi (2008); o Artigo de Opinião foi o gênero do discurso escolhido para a produção
escrita por ser de âmbito predominante argumentativo (persuasivo). Com o intuito de
desenvolver a presente pesquisa, o objetivo geral que irá norteá-la é: analisar de que forma a
leitura de canções pode contribuir para a produção de Artigo de Opinião sobre a temática da
Cultura da Paz. Perpassando pelos objetivos específicos: verificar o estilo de música que é mais
ouvido pelos estudantes, razões e motivações; verificar o léxico-semântico nas canções citadas
pelos estudantes e sua relação com a cultura da sociedade brasileira; listar as palavras e
expressões nas canções que são marcantes para uma cultura da paz; verificar a intencionalidade
social nas letras das canções que representam a cultura da paz; analisar se os Artigos de Opinião
produzidos pelos alunos do 9o ano atendem à proposta de motivação da cultura da paz dentro
da escola; desenvolver um caderno pedagógico contemplando uma proposta metodológica que
contribua para o ensino da produção de Artigo de Opinião. Para atingir esses objetivos, será
desenvolvida uma pesquisa qualitativa amparada em Esteban (2010), cuja forma de trabalho
de campo será a pesquisa-ação intervencionista, a respeito da qual Paiva (2019) apresenta
algumas teorias. A fim de realizar um estudo da literatura existente acerca do assunto abordado,
será usado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica, com leitura em Cervoni
(19989); Castilho e Castilho (1993); Perelmam (1999), para em seguida proceder à geração de
dados, que, por sua vez, será feita a partir de uma sequência didática, fundamentada em Dolz,
Noverraz e Schneuwly (2004), além da observação participante, conforme Vianna (2003). Uma
vez gerados os dados, estes serão descritos por meio da análise de conteúdo, com base em
Bardin (2011). Por fim, será elaborado um caderno pedagógico, como produto final da pesquisa,
com o intuito de oferecer aos docentes de Língua Portuguesa de 9o ano Ensino Fundamental II
uma proposta de ensino de produção de gênero textual discursivo Artigo de Opinião para um
fim sócio participativo na comunidade escolar com aporte de canções. A análise realizada teve
como base a própria produção textual dos alunos envolvidos na investigação. Nesse sentido, o
corpus de análise foi constituído por 05 (cinco) artigos de opinião produzidos pelos alunos, em
duas versões: na sua primeira versão e na última, totalizando 10 textos. Na análise da produção
inicial, detectamos problemas relacionados à estrutura do gênero em estudo, à
argumentatividade e a falta de repertorio informativo discursivo do assunto, que foram
trabalhados, nos módulos/oficinas, etapa prevista na proposta de sequência didática. Após essa
intervenção, seguiu-se a reescrita do texto inicial, cujas dificuldades foram, em grande parte,
superadas. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que o procedimento didático-
pedagógico que adotado nesta proposta interventiva contribui para desenvolver a competência
linguístico-discursiva dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 215.869.262-68 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA - UNIFAL-MG
Externo à Instituição - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU