PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: AIRTON AIRES TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIRTON AIRES TEIXEIRA
DATA: 24/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: A cultura da paz na escola: uma proposta interventiva para a produção do gênero artigo de opinião mediada pela leitura de canções
PALAVRAS-CHAVES: Leitura de canções. Produção textual. Artigo de opinião. Cultura da paz.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A cultura da paz é um tema essencial para a formação de cidadãos conscientes e críticos. Integrar a leitura de canções, que muitas vezes abordam questões sociais e valores humanísticos, pode ser uma ferramenta eficaz para engajar os alunos e promover reflexões profundas. Este projeto visa investigar como a leitura de canções pode contribuir para a produção de artigos de opinião sobre a temática da cultura da paz nas escolas. Neste projeto realizaremos oficinais de leitura e produção textual, incluindo uma abordagem estruturada para o desenvolvimento de competências tanto textual quanto crítica, no desenvolvimento de um Artigo de Opinião. A cultura da paz será abordada como um tema transversal, integrando-se às atividades de leitura, bem como a proposta de produção textual. Por meio de intervenção em sala de aula, com os alunos do 9o ano A de uma escola Estadual do Rio Grande do Norte, promoveremos ações que os qualifiquem à produção textual do gênero Artigo de Opinião a partir de atividades de leitura de canções centradas na temática da paz, por meio de oficinas temáticas e rodas de conversa visando à promoção de uma Cultura da paz em ambiente escolar. A partir do aporte teórico, sobretudo, de Koch (2018) e Antunes (2010). Tendo como referência Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008); o Artigo de Opinião foi o gênero do discurso escolhido para a produção escrita por ser de âmbito predominante argumentativo (persuasivo). Com o intuito de desenvolver a presente pesquisa, o objetivo geral que irá norteá-la é: analisar de que forma a leitura de canções pode contribuir para a produção de Artigo de Opinião sobre a temática da Cultura da Paz. Perpassando pelos objetivos específicos: verificar o estilo de música que é mais ouvido pelos estudantes, razões e motivações; verificar o léxico-semântico nas canções citadas pelos estudantes e sua relação com a cultura da sociedade brasileira; listar as palavras e expressões nas canções que são marcantes para uma cultura da paz; verificar a intencionalidade social nas letras das canções que representam a cultura da paz; analisar se os Artigos de Opinião produzidos pelos alunos do 9o ano atendem à proposta de motivação da cultura da paz dentro da escola; desenvolver um caderno pedagógico contemplando uma proposta metodológica que contribua para o ensino da produção de Artigo de Opinião. Para atingir esses objetivos, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa – amparada em Esteban (2010), cuja forma de trabalho de campo será a pesquisa-ação intervencionista, a respeito da qual Paiva (2019) apresenta algumas teorias. A fim de realizar um estudo da literatura existente acerca do assunto abordado, será usado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica, com leitura em Cervoni (19989); Castilho e Castilho (1993); Perelmam (1999), para em seguida proceder à geração de dados, que, por sua vez, será feita a partir de uma sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além da observação participante, conforme Vianna (2003). Uma vez gerados os dados, estes serão descritos por meio da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Por fim, será elaborado um caderno pedagógico, como produto final da pesquisa, com o intuito de oferecer aos docentes de Língua Portuguesa de 9o ano Ensino Fundamental II uma proposta de ensino de produção de gênero textual discursivo Artigo de Opinião para um fim sócio participativo na comunidade escolar com aporte de canções. A análise realizada teve como base a própria produção textual dos alunos envolvidos na investigação. Nesse sentido, o corpus de análise foi constituído por 05 (cinco) artigos de opinião produzidos pelos alunos, em duas versões: na sua primeira versão e na última, totalizando 10 textos. Na análise da produção inicial, detectamos problemas relacionados à estrutura do gênero em estudo, à argumentatividade e a falta de repertorio informativo discursivo do assunto, que foram trabalhados, nos módulos/oficinas, etapa prevista na proposta de sequência didática. Após essa intervenção, seguiu-se a reescrita do texto inicial, cujas dificuldades foram, em grande parte, superadas. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que o procedimento didático- pedagógico que adotado nesta proposta interventiva contribui para desenvolver a competência linguístico-discursiva dos alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 215.869.262-68 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA - UNIFAL-MG
Externo à Instituição - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU