PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LOURIVAL SOARES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIVAL SOARES DE LIMA
DATA: 26/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Mamanguape-PB
TÍTULO: Variação linguística em codas silábicas: o apagamento do /r/ e a hipercorreção na escrita dos alunos de 6º ano
PALAVRAS-CHAVES: Variação. Mudança. Apagamento do /r/. Hipercorreção. Escrita.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar as variáveis linguísticas e sociais que condicionam o apagamento do /r/ e a hipercorreção desse segmento em posição pósvocálica nas atividades escritas de alunos do 6º ano de uma escola pública de Pedro Velho/RN, visando à aquisição de uma escrita ortográfica e convencional aos moldes padrões da língua. Para tanto, identifica contextos linguísticos e extralinguísticos que favorecem esses fenômenos, descreve-os sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista e propõe atividades pedagógicas que minimizem seus efeitos na escrita discente. O referencial teórico inclui estudos de Fonética e Fonologia, Sociolinguística Educacional e Sociolinguística Variacionista, apoiando-se em autores como Cardoso (2009), Pedrosa (2012), Bisol (2013), Roberto (2016), Seara et al. (2022), BortoniRicardo (2004, 2005) e Labov (1963, 1966, 1972), além de contribuições teóricas de Tarallo (1986), Weinreich, Labov e Herzog (1968), Monaretto (2000), Bagno (2012), Callou (2015), Freire e Oliveira (2019) e Coelho et al. (2023). A pesquisa adotou abordagem quantitativa e metodologia de pesquisa-ação, combinada com pesquisa bibliográfica, oficinas pedagógicas e avaliações diagnósticas inicial e final. Além disso, coletou dados por meio de dois tipos de ditado – um com 80 palavras para investigar a variável de apagamento e outro com 20 frases para a hipercorreção –, codificando 100 palavras que foram estratificadas por variáveis linguísticas (classe morfológica, extensão vocabular, coda silábica, contexto precedente e tonicidade da sílaba final) e sociais (sexo, escolaridade e faixa etária) e submetidas ao programa Goldvarb X para obtenção da regra variável. Os resultados evidenciam redução significativa dos fenômenos: na avaliação inicial, o apagamento atingiu 98,8% e a hipercorreção 100%, enquanto na avaliação final, os índices caíram para 46,2% e 30%, respectivamente, em decorrência das intervenções pedagógicas. Conclui-se que as atividades propostas foram eficazes na promoção da escrita ortograficamente correta e na diminuição dos padrões variáveis relacionados ao apagamento do rótico em codas silábicas e à hipercorreção dessa letra em posição final de palavras pertencentes à classe dos verbos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA