PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSÉLIA LUIZ LOPES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉLIA LUIZ LOPES DA CUNHA
DATA: 27/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UFPB - Campus IV - Unidade Mamanguape
TÍTULO: Processos referenciais em tirinhas: apresentação de um procedimento didático
PALAVRAS-CHAVES: Coesão. Referenciação. Ensino de leitura. Tirinhas.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Em um contexto social marcado pela presença de múltiplas linguagens e pela multimodalidade, gêneros como as tirinhas configuraram-se como estratégias eficazes para o ensino de leitura e para a compreensão das estruturas que garantem a coesão textual. Nessa perspectiva, desenvolveu-se este estudo, cujo objetivo foi compreender como um procedimento didático voltado para o ensino dos mecanismos de referenciação presentes em tirinhas pode contribuir para a formação leitora de alunos do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Curral de Cima, Paraíba. Metodologicamente, tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa e natureza aplicada, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação de cunho intervencionista. No âmbito da pesquisa bibliográfica, foram consultados autores como Antunes (2003), Marcuschi (2001) e Soares (1998), cujas reflexões evidenciaram a leitura como prática social essencial e destacaram a importância de estratégias que relacionem o ensino a contextos reais de uso da língua. Também foram estudados Koch (1994, 2000) e Cavalcante (2017, 2022), que defendem a referenciação como um mecanismo fundamental para a construção e a compreensão de sentidos no texto, além dos documentos orientadores do ensino de língua portuguesa, como os PCN (1998) e a BNCC (2018). No âmbito da pesquisa-ação, foram realizadas, em turmas do 9º ano do ensino fundamental, atividades diagnósticas e oficinas didático-pedagógicas voltadas para a leitura e interpretação de tirinhas. O corpus da pesquisa constituiu-se dos resultados dessas atividades, como questionários, participações orais e exercícios produzidos durante as oficinas. Constatou-se que as tirinhas, por serem ricas em recursos coesivos e referenciais, proporcionaram um ambiente favorável ao aprimoramento da competência leitora. Ao final da pesquisa, observou-se que os alunos desenvolveram maior capacidade de interpretação crítica e compreensão sobre os recursos de referenciação. Concluiu-se, ainda, que a elaboração de um caderno pedagógico contendo o procedimento desenvolvido pode contribuir para que outros docentes do ensino básico promovam o trabalho com tirinhas em sala de aula, com foco nos processos de referenciação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno(a) - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo(a) à Instituição - ENEIDA MARIA GURGEL DE ARAUJO