PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDUÍNA MARIA DO CARMO
		
		
		 Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: LIDUÍNA MARIA DO CARMO
 DATA: 22/05/2020
 HORA: 09:30
 LOCAL: Zoom Meetings
 TÍTULO: LITERATURA DE CORDEL E O EMPODERAMENTO FEMININO: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
 PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Literatura de cordel. Empoderamento feminino. Sequência didática. Produção escrita
 PÁGINAS: 95
 RESUMO: O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica que tem por objetivo geral contribuir para a promoção do letramento literário em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Fortaleza, a partir do estudo da literatura de cordel de autoria feminina. A proposta também busca auxiliar na formação crítica dos alunos, propiciando-lhes condições de expressão de suas subjetividades e dos seus posicionamentos sobre o tema empoderamento feminino, por meio tanto da oralidade quanto da escrita. Esse trabalho surgiu de questionamentos feitos pelos próprios alunos acerca da situação da mulher em nossa sociedade a partir de uma discussão na sala de aula sobre a Lei Maria da Penha, iniciada pela leitura de um cordel. Motivada por essa experiência, será proposta, portanto, a leitura de cordéis produzidos pela cordelista cearense Ivonete Morais, que versam sobre o feminino. O trabalho será pautado numa sequência didática expandida, metodologia proposta por Cosson (2009) na obra Letramento literário, e terá como suporte teórico, a princípio, Candido (2004), com O direito à literatura, Marinho e Pinheiro (2012), com O cordel no cotidiano escolar, Maxado (2012), com a obra O que é cordel na literatura popular, Holanda e Rinaré (2009), com Cordel criar, rimar e letrar, Haurélio (2010), com Breve história da literatura de cordel, e Berth (2019), com Empoderamento. Ao final, a produção dos alunos será contemplada em um sarau literário que a escola promove todo ano, o que nos dará a oportunidade de socializar a proposta com toda a comunidade escolar. Em termos de resultados, esperamos que este trabalho contribua para a formação de leitores críticos, autônomos e participativos.
 MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS