PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAUL DANTAS DA SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAUL DANTAS DA SILVA NETO
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Campus IV - CCAE/UFPB
TÍTULO: DA TAXONOMIA DE BLOOM À PROVA BRASIL: ESTRATÉGIAS EM PROL DOS DESCRITORES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TURMA DO 9º ANO.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de leitura e escrita. Descritores do Saeb. Taxonomia Bloom. Ensino Fundamental, Avaliações Externas.
RESUMO: A compreensão dos mecanismos que descrevem as habilidades a serem desenvolvidas em Língua Portuguesa, chamados de Descritores, pelos estudantes da Educação Básica, é primordial, pois permitem compreender como o letramento acontece. No entanto, resultados das avaliações como a Prova Brasil e o SAEPE mostram que isto não ocorre; o que nos traz um desafio quanto à formação desses sujeitos. Nesse contexto, é fundamental que atividades a serem desenvolvidas contemplem estratégias que aperfeiçoem as habilidades de leitura e escrita. Objetiva-se compreender como atividades guiadas pela Taxonomia de Bloom e por novas metodologias podem contribuir para o bom desempenho dos estudantes. A pesquisa se pauta pelos Descritores do Saeb para definir os conhecimentos a serem trabalhados e acontecerá em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em Paulista-PE. Entendemos que este estudo de investigação e mediação se justifica pela necessidade de compreender os porquês dos resultados insatisfatórios. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Antunes (2003), Bakhtin (1986), Freitas (2009), Bloom (1977), Cecília (2009), Esteban (2010), Kock (2003), Solé (1998) e Vieira (2023), entre outros. Subsidiam-nos, também, as diretrizes oficiais como os PCNs (1998), a BNCC (2017) e a Matriz de Referência do SAEB (BRASIL, 2013). Metodologicamente, os estudantes participarão de diagnose, cujo objetivo é: identificar os descritores deficitários e, com o uso de atividades e procedimentos pedagógicos pautados em novas estratégias amparadas pelo uso da Taxonomia de Bloom ocorra desenvolvimento. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa-ação. Intentamos produzir como produto final um aplicativo-site para disponibilizar aos professores, que poderá contribuir como instrumento pedagógico para o ensino e a elevação dos indicadores nessas avaliações. Esperamos que os resultados contribuam com o aprimoramento didático proporcionando um material de apoio para professores/as de Língua Portuguesa embasado nos descritores elencados como prioritário neste estudo.
Presidente - 1569274 - SILVIO LUIS DA SILVA
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO