PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO RONCALLI GOMES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO RONCALLI GOMES DE SOUSA
DATA: 27/06/2024
LOCAL: Mamanguape-Pb - Sala MC 102
TÍTULO: DOS DESCRITORES DE LEITURA À LEITURA DOS DESCRITORES: DESENVOLVENDO HABILIDADES LEITORAS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Compreensão de Texto. Habilidades de Leitura. Descritores
RESUMO: Este projeto pretende defender a questão das estratégias de leitura requeridas pelos documentos oficiais, no caso específico, a Matriz de Referência do SAEB. Para isso, abordaremos os vários sentidos de texto e de ensino com texto para a Linguística Textual (doravante LT), conceitos e concepções de leitura, como também de gêneros textuais/discursivos. Da Matriz de Referência, trabalharemos com o eixo da leitura, que consta de cinco habilidades, as quais apontam para a formação de alunos leitores autônomos e críticos. A base teórica do projeto será, principalmente, Marcuschi (2012, 2017), Antunes (2006; 2008), Koch e Elias (2006). Lerner (2007); Solé (2012), Cavalcante (2014a; 2014b; 2022); Kleiman (1989), Roncarati (2010); Bronckart (2006) entre outros/outras. O objetivo geral da pesquisa é promover práticas de leitura com vistas ao desenvolvimento das habilidades leitoras e de compreensão textual previstas na matriz de referência do SAEB. Os objetivos específicos são (i) apresentar as concepções de texto, de gêneros de e de leitura com foco no ensino de língua portuguesa, (ii) explicitar os descritores de leitura estabelecidos pela matriz de referência do SAEB e suas relações com as práticas de leitura desenvolvidas na e pela escola, (iii) desenvolver uma proposta de intervenção por meio de oficinas de leitura com foco nas habilidades de compreensão textual, (iv) produzir, como produto final, um caderno pedagógico. Nosso lócus de intervenção será o 6º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de um bairro periférico da cidade João Pessoa-PB. A metodologia será a de pesquisa-ação, e nossa população de estudo será formada por uma turma do 6º ano. Após o desenvolvimento das oficinas de leitura, faremos um recorte para o nosso corpus de pesquisa, com dados oriundos de dez alunos de uma turma do sexto ano. O critério de escolha será pela avaliação diagnóstica, sendo cinco alunos abaixo da média sete e, os outros cinco, na média e/ou acima. Quanto à análise de dados, procuraremos interpretá-los através da avaliação diagnóstica, baseados nos descritores da matriz de referência do Saeb. E, como produto final, pretendemos apresentar, conforme sinalizamos acima, um caderno pedagógico para que os colegas professores possam aplicá-lo em sala de aula, ou mesmo adaptar as atividades sugeridas.
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA