PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIVAL SOARES DE LIMA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIVAL SOARES DE LIMA
DATA: 27/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Mamanguape-PB UFPB
TÍTULO: Variação linguística em codas silábicas: o apagamento do /r/ e a hipercorreção na escrita
dos alunos do 6º ano
PALAVRAS-CHAVES: Variação. Mudança. Apagamento do /r/. Hipercorreção. Escrita.
PÁGINAS: 62
RESUMO: As vivências em salas de aulas por quase três décadas são o ponto de partida para a
construção deste projeto em que se discute um tema recorrente nas produções de
alunos. Em sua escrita, tem-se observado, com frequência, o apagamento do /r/ em
posição de coda e o acréscimo desse segmento às formas verbais em 3ª pessoa do
singular, gerando um fenômeno que Bortoni-Ricardo (2004) chama de hipercorreção.
Assim, este trabalho de pesquisa objetiva propor, por meio de oficinas pedagógicas,
atividades e reflexões linguísticas para minimizar o apagamento do /r/ em posição de
coda e a hipercorreção na escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo em
vista a aquisição de uma escrita ortográfica em língua portuguesa. Para alcançar o
objetivo geral, pensou-se em objetivos específicos, tais como: Aplicar teste de
sondagem (avaliação inicial) para identificar o perfil sociolinguístico dos participantes
e confirmar o objeto de estudo da pesquisa o apagamento do r em codas silábicas e a
hipercorreção. Descrever o apagamento do /r/ em codas silábicas e a hipercorreção
presentes na escrita de alunos do 6º ano a partir de variáveis linguísticas e variáveis
sociais definidas pelo pesquisador. Produzir, a partir da avaliação inicial, oficinas
temáticas, com atividades e textos relacionados ao objeto de investigação e aplicá-las
na turma de 6º ano para intervir no problema diagnosticado no intuito de minimizá-
lo, incentivando a reflexão e o diálogo entre alunos e entre alunos-professor sobre os
fenômenos variáveis. Aplicar, após as oficinas, avaliação final e compará-la com a
avaliação inicial para observar a probabilidade de redução de ocorrências de
apagamento do /r/ e do fenômeno de hipercorreção em decorrência da ação de
intervenção pedagógica aplicada. Utilizar gráficos, tabelas e quadros para apresentar
resultados da investigação com base nos dados de escrita analisados pelo autor da
pesquisa. Confeccionar um caderno pedagógico como instrumento didático para
professores de Língua Portuguesa que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental
(do 6º ao 9º ano), com atividades desenvolvidas durante as oficinas e textos
relacionados ao objeto de estudo da pesquisa apagamento do /r/ em posição de coda e
a hipercorreção que possibilitem o aluno refletir sobre a língua materna e ampliem o
seu repertório linguístico com outras variedades do PB inclusive as variedades cultas
e a variedade padrão sem desconsiderar o vernáculo ou a variedade de uso cotidiano
que ele leva de casa para a escola. Temas abordados são: a variação linguística que tem
por base os estudos de Labov (1972), Tarallo (1986), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) e
Coelho et al. (2023), a mudança linguística discutida a partir dos pressupostos de
Weinreich, Labov e Herzog (1968), Tarallo (1986) e Faraco (2006), apagamento por
Cristófaro-Silva (2021). Os tópicos: relação fala e escrita, contínuo oralidade e escrita
e, finalmente, transposição da oralidade e da escrita, discutidos por Marcuschi (2010),
PCN de Português (1998) e BNCC (2017). A metodologia será a de pesquisa-ação com
a finalidade de construir um caderno de atividades como ferramenta pedagógica para
professores de Língua Portuguesa que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental. O
corpus para análise de dados será constituído por atividades de escrita (denominadas de
Avaliação Inicial e Avaliação Final). Os participantes da pesquisa serão estudantes do
6º ano de uma escola pública do município de Pedro Velho/RN. Os resultados serão
obtidos, comparando-se os dados da avaliação inicial com os da avaliação final.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA