PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MARIA CRISTHIANE ALVES ESTEVAO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CRISTHIANE ALVES ESTEVAO
DATA: 20/03/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Banca Híbrida - meet.google.com/jxc-ovdz-fmd
TÍTULO: PARAÍBA FEMININA, POESIA, SIM SENHOR: DESCOBRINDO OS SENTIDOS DO POEMA COM UMA TURMA DO 8º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário. Poesia paraibana. Autoria feminina.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Esta pesquisa buscou promover o estudo da poesia de autoria feminina contemporânea produzida na Paraíba durante as aulas de Língua Portuguesa para alunos de uma turma do 8° ano do ensino fundamental na EMEIF João Gomes Ribeiro, situada no município de Conde -PB, contribuindo para a promoção do letramento literário do texto poético. Para o seu desenvolvimento, realizamos uma pesquisa-ação intervencionista de caráter qualitativo, cuja base teórico-metodológica foi constituída por autores como Candido (1992), Pinheiro (2007), Zappone (2008), Oliveira (2009), Cosson (2014, 2018), Brasil (2018), Magalhães (2020), entre outros. No que se refere às ações, a fim de possibilitar maior acesso dos estudantes às produções paraibanas, foi organizada uma antologia com poemas das quatro poetas selecionadas, a saber: Naíla Cordeiro (2023); Jennifer Trajano (2019; 2021); Lua Lacerda (2020) e Débora Gil Pantaleão (2015; 2023). Os poemas foram abordados a partir do recorte temático Eu e as minhas ancestrais, que se desdobrou em outros temas, através de quatro oficinas, que promoveram o conhecimento da poesia enquanto arte, mas também o desenvolvimento de um senso estético acerca da produção artístico-contemporânea de autoras paraibanas. As oficinas também buscaram explorar a escrita poética dos alunos, levando-os a refletir sobre suas vivências, suas emoções e o mundo à sua volta. Ao escreverem os próprios poemas, puderam compreender melhor a dinâmica do gênero, perceber as diferentes formas de construção poética e, ao mesmo tempo, reconhecer o poder da palavra como ferramenta de expressão e transformação. Os resultados obtidos nas oficinas demonstraram que a introdução da poesia paraibana de autoria feminina no currículo escolar é uma estratégia eficaz para promover a leitura literária, incentivar a produção criativa e fortalecer o vínculo dos estudantes com sua própria cultura. Conclui-se que o trabalho em sala de aula com a poesia possibilita a criação de um espaço de reflexão, expressão e transformação para os alunos, contribuindo para sua formação enquanto leitores críticos e cidadãos conscientes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Interno - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS
Externo à Instituição - ANA PATRICIA FREDERICO SILVEIRA