PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: FRANCISCO RONCALLI GOMES DE SOUSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO RONCALLI GOMES DE SOUSA
DATA: 28/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Mamanguape-Pb - Sala MC 102
TÍTULO: Desenvolvendo habilidades leitoras na aula de língua portuguesa a partir dos descritores de leitura do SAEB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Compreensão de Texto. Habilidades de Leitura. Descritores do SAEB.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: O tema da leitura é algo imprescindível quando se pensa a prática educativa em contexto escolar a partir da leitura de vários gêneros textuais, assim, esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver práticas de leitura em uma turma do 6º ano do ensino fundamental com vistas ao aprimoramento das habilidades leitoras e de compreensão textual previstas na Matriz de Referência do SAEB. A partir disso, os objetivos específicos são (i) apresentar as concepções de texto, de gêneros e de leitura com foco no ensino de língua portuguesa, (ii) explicitar os descritores de leitura estabelecidos pela matriz de referência do SAEB e suas relações com as práticas de leitura desenvolvidas na e pela escola, (iii) desenvolver uma proposta de intervenção por meio de oficinas de leitura com foco nas habilidades de compreensão textual, (iv) produzir, como produto final, um caderno pedagógico. A base teórica está ancorada, principalmente em Marcuschi (2012, 2017), Antunes (2006; 2008), Koch e Elias (2006). Lerner (2007); Solé (2012), Cavalcante (2014); Kleiman (1989), Bortoni-Ricardo (2012; 2018) entre outros/outras. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter intervencionista, com abordagem qualitativa. O lócus de investigação é uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba. O corpus é constituído por uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental, dentre os quais, dez discentes compõem a amostra do estudo. Os instrumentos de pesquisa empregados foram oficinas de leitura e atividades diagnósticas (inicial e final), por meio das quais se realizou a intervenção didática com vistas ao desenvolvimento das habilidades leitoras a partir dos descritores do SAEB. Os principais resultados demonstram que houve um avanço significativo em leitura mediante a intervenção didática por meio das Oficinas de leitura ancoradas na matriz de referência do SAEB. Além disso, os dados do estudo indicam um aumento em percentagem considerável, sobretudo, das habilidades que constam na competência do tópico IV da matriz.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo à Instituição - LIANE VELLOSO LEITAO
Externo ao Programa - 2333043 - MARIA VALDENICE RESENDE SOARES