PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINA LIMA DA SILVA
DATA: 12/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: LEITURA CRÍTICA DE GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS DIGITAIS: PRÁTICAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de leitura. Leitura Crítica. Gêneros multissemióticos. Conteúdos das redes digitais.
PÁGINAS: 91
RESUMO: Com a expansão do uso das tecnologias digitais e de informações, ensinar tem sido um grande desafio, principalmente nas aulas de leitura e interpretação, tendo em vista que, no mundo digital em que vivemos, os textos lidos pelos alunos, por meio das telas, são cada vez mais multissemióticos e com temáticas envolventes e atuais, porém muitas vezes falsas e manipuladoras. Numa perspectiva de encontrar caminhos/meios para prática pedagógica ativa de leitura em sala de aula, atendendo a esta nova configuração, estabelecemos como objetivo geral, desta pesquisa, investigar de que forma práticas ativas de leitura de gêneros multissemióticos com conteúdos digitais podem levar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem uma leitura crítica. Para isso, a presente pesquisa será baseada em três eixos teóricos: leitura crítica, gêneros multissemióticos, conteúdos digitais. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, fundamentada em pressupostos teórico-metodológicos, apontados por Irieneu (2000), Esteban (2010), entre outros, e de análise de dados por Aguiar, Soares e Machado (2015). Terá um caráter intervencionista, em forma de pesquisa-ação, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, do município de Mamanguape- PB e os procedimentos metodológicos serão desenvolvidos por meio de questionários, observação participante, projeto de leitura “Leitura Crítica: nas entrelinhas dos posts”, sobre um tema específico abordado nas redes sociais e, por fim, rodas de conversa. Os subsídios utilizados, no que diz respeito a leitura, estarão ancorados em Feire (1981), Silva (2009), Coscareli e Novais (2010), dentre outros e, no tocante aos gêneros multissemiótico, utilizaremos as referências de Rojo e Moura (2012), Gomes (2017), BNCC (2018). O foco do ensino da leitura deve voltar-se para práticas leitoras cada vez mais ativas e digital e com temas que precisam ser discutidos em sala de aula, na busca de construção de leitores críticos, conscientes e atuantes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1022609 - JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS