PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREILZA BARBOSA NUNES DIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREILZA BARBOSA NUNES DIAS
DATA: 14/05/2025
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/sao-tebk-dnm
TÍTULO: A PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA NO 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE SEQUÊNCIAS
DIDÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Gênero crônica. Sequências didáticas. Habilidades textuais
PÁGINAS: 87
RESUMO: A prática de ensino da escrita nas escolas públicas enfrenta desvalorização contínua, decorrente, muitas vezes, do uso de métodos gramaticais tradicionais em materiais didáticos e da ênfase em formatos padronizados para avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros exames institucionais. Diante de um contexto que restringe o
desenvolvimento de uma escrita planejada e reflexiva, limitando a inserção dos alunos em
práticas comunicativas socialmente situadas, esta pesquisa, inspirada por reflexões e
experiências no ambiente escolar, defende que, considerando a função social da escola na
formação de sujeitos críticos e participativos, a sala de aula deve se constituir como espaço
efetivo de promoção da competência escrita. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do ensino da escrita, mediado por sequências didáticas e centrado no gênero discursivo crônica, no desenvolvimento das habilidades textuais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, ao discorrermos sobre as concepções de texto, nos ancoramos nos aportes teóricos de Bakhtin (1986, 2001), Koch (2004, 2009) e Marcuschui (2008); no tocante às concepções de linguagem e escrita, utilizamos os referenciais teóricos de Bakhtin (1986, 2001, 2003, 2014, 2015), Antunes (2003), Koch (2009), Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2014); concernentes ao gênero discursivo e, mais precisamente sobre o gênero discursivo crônica a partir de Bakhtin (2003, 2010), Cândido (1992), Pereira (2002), Marcuschi (2008), Antunes (2003), Dionísio (2010), Reinaldo e Bezerra (2012), Melo (2013), Koch e Elias (2006 e 2014) e Cavalcante (2016, 2022), e no que diz respeito aos documentos oficiais, nos Parâmetros Currilares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Tratase de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de caráter intervencionista, fundamentada em teóricos como Esteban (2010), Minayo (2009), Paiva (2019) e Thiollent (2011) a ser implementada numa turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campina Grande, na Paraíba. Utilizamos ainda a observação participante, a avaliação diagnóstica inicial e final e o procedimento da sequência didática de Lopes-Rossi (2011), como instrumentos de geração de dados. Já a análise de dados procederá com a comparação entre as avaliações diagnósticas iniciais e finais, examinando os aspectos discursivos e composicionais da escrita dos alunos no gênero crônica. Ao final, será elaborado um caderno pedagógico com atividades desenvolvidas, oferecendo uma sugestão metodológica para educadores como material de apoio.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo à Instituição - MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA