PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANE GOMES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANE GOMES FERREIRA
DATA: 30/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: O ensino da modalidade oral na turma do 7º ano: uma proposta didática por meio do gênero apresentação oral.
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade. Gêneros discursivos. Exposição oral. Habilidades comunicativas.
PÁGINAS: 60
RESUMO: A oralidade desempenha um papel central na comunicação cotidiana, mas ainda ocupa um espaço limitado nas práticas escolares. Embora os gêneros orais sejam amplamente utilizados nas interações sociais, sua abordagem sistemática na educação permanece insuficiente. Para que os estudantes desenvolvam uma comunicação eficaz e autônoma, é essencial proporcionar um ensino que valorize a oralidade como prática fundamental, integrada ao trabalho com os gêneros textuais. Este estudo investiga o impacto do trabalho com o gênero exposição oral no aprimoramento das habilidades comunicativas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A questão central da pesquisa é: como a pesquisa-ação pode ser utilizada para fortalecer a capacidade comunicativa e estimular o pensamento crítico dos alunos, tendo o gênero exposição oral como estratégia pedagógica? O objetivo geral desta pesquisa é fortalecer as habilidades comunicativas dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental por meio de uma pesquisa-ação que utiliza o gênero exposição oral como estratégia pedagógica. A proposta visa não apenas aprimorar a expressão oral dos estudantes, mas também estimular o pensamento crítico, proporcionando-lhes maior autonomia na construção do discurso em diferentes contextos sociais.. A pesquisa será realizada em uma escola pública de João Pessoa – PB, adotando uma abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como metodologia. O embasamento teórico inclui autores como Marcuschi e Dionísio (2007), Bueno e Costa Hübes (2015), Bakhtin (1997), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Os procedimentos metodológicos envolvem uma abordagem intervencionista e estratégias como diário de campo, registros fotográficos, gravações em áudio, rodas de conversa e oficinas pedagógicas Como produto, será desenvolvido um material pedagógico fundamentado nas práticas realizadas e nos resultados obtidos, possibilitando sua aplicação em outros contextos educacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1933281 - FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo à Instituição - SAHMARONI RODRIGUES DE OLINDA