PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO FERNANDES DA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO FERNANDES DA SILVA ALVES
DATA: 27/05/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE INCENTIVO À LEITURA CRÍTICA NA PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica. Discurso. Interacionismo Sociodiscursivo.
PÁGINAS: 67
RESUMO: Este projeto propõe uma pesquisa-ação intervencionista de caráter qualitativo, que visa desenvolver e implementar práticas de leitura crítica no Ensino Médio, com foco no aprimoramento de uma percepção crítica dos estudantes diante da veiculação de diferentes discursos que permeiam na sociedade. Tais ações se utilizam dos princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). A abordagem do ISD, que enfatiza a interação entre sujeito e contexto social, será a base para promover uma compreensão aprofundada e crítica dos textos entre os alunos. Além disso, essa proposta busca embasamento nos documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a saber A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB. O projeto será conduzido em uma escola de Ensino Médio na cidade de Rio Tinto- PB e envolverá estudantes da 3ª série. Diante disso, a base teórica que estrutura esse projeto se baseia nos estudos acerca das concepções de leitura a partir da Linguística Textual baseadas em Guimarães (2004), Kleiman (2004) e Magalhães (2011) e nas definições de discurso e práticas discursivas a partir das teorias do ISD- Interacionismo Sociodiscursivo baseadas em Bronckart (2003). As ações de intervenção a serem desenvolvidas envolverão a aplicação de questionários, avaliação diagnóstica acerca da percepção de leitura dos estudantes, rodas de conversa sobre temas socias latentes, oficinas de leitura e observação continua. Essas ações têm por objetivo incentivar o posicionamento crítico dos estudantes a partir da identificação por meio da leitura dos mecanismos linguísticos utilizados na mobilização de motivações e intenções discursivas que contribuem para o engendramento de práticas sociais por vezes constitutivas de comportamentos que violam direitos essenciais na sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Interno - 2385981 - LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS
Externo à Instituição - ADAIR VIEIRA GONÇALVES