PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA FERNANDES DO NASCIMENTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA FERNANDES DO NASCIMENTO
DATA: 30/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: CCAE - Unidade Mamanguape
TÍTULO: ENTRE O CÁRCERE E A LIBERDADE: PRÁTICAS LEITORAS NO CONTEXTO DO SISTEMA PRISIONAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação crítica e emancipatória. Leitura. Repertório sociocultural. EJA para pessoas privadas de liberdade.
PÁGINAS: 85
RESUMO: O fomento à leitura e a ampliação do repertório sociocultural são fundamentais para o desenvolvimento crítico e emancipatório dos alunos, pois ampliam o acesso ao conhecimento e promovem a construção de uma consciência crítica sobre a sociedade. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas privadas de liberdade, o desenvolvimento de práticas leitoras favorece a antecipação da liberdade por meio da remição de pena, tanto pela leitura de obras literárias quanto pela aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL) como no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL), ambos exigindo habilidades de leitura proficiente e crítica. Considerando a importância da leitura enquanto prática que se configura não apenas como instrumento de acesso ao conhecimento, mas como ferramenta de ressignificação de mundos, ampliação de horizontes e exercício de cidadania mesmo em contextos de restrição da liberdade, a questão que norteia esta pesquisa é: como práticas leitoras mediadas por uma perspectiva social e discursiva contribuem para o desenvolvimento do repertório sociocultural e do pensamento crítico-reflexivo de jovens e adultos privados de liberdade? Diante disso, o objetivo geral é investigar em que medida práticas leitoras, mediadas por uma perspectiva social e discursiva, podem contribuir para o desenvolvimento do repertório sociocultural e do pensamento crítico-reflexivo de jovens e adultos privados de liberdade. A pesquisa será realizada em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, situada em um presídio da Paraíba, com jovens e adultos do Ciclo VI da EJA. A abordagem teórica fundamenta-se na teoria crítica e emancipatória da educação, com base em Freire (2018), Giroux (1997) e Arroyo (2017), e adota a perspectiva da leitura como prática social e discursiva, embasada, respectivamente, nos estudos de Freire (2000) e de Pêcheux (1975) e Orlandi (2000), entre outros. Para alcançar os propósitos mencionados, o percurso metodológico desta pesquisa será de natureza qualitativa, fundamentado na pesquisa-ação. Como instrumento de geração de dados, serão utilizadas a observação participante, por meio de um diário de campo, e as oficinas pedagógicas. A análise dos dados será conduzida à luz da Análise do Discurso materialista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo à Instituição - MANASSÉS MORAIS XAVIER