PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: NORMANDA PATRICIA RAFAEL DE SÁ ARAGÃO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NORMANDA PATRICIA RAFAEL DE SÁ ARAGÃO
DATA: 30/05/2025
HORA: 16:30
LOCAL: CCAE - Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: DESENVOLVENDO HABILIDADES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS E ARGUMENTATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de escrita. Didatização. Texto dissertativo-argumentativo. Ensino médio. Cidadania.
PÁGINAS: 64
RESUMO: Diante dos desafios de aprendizagem de escrita, no nosso contexto curricular de ensino médio, é urgente diversificar práticas pedagógicas que promovam meios para avançar na aprendizagem da escrita. Nesse sentido, mediar o ensino com diagnose das dificuldades dos estudantes, interfere na potencialidade de desenvolvimento das competências linguístico-discursivas e argumentativas relevantes a sujeitos mais autônomos e críticos. Isso posto, esta proposta de investigação viabiliza estratégias que possibilitem uma melhor aprendizagem do gênero dissertativo-argumentativo para o ENEM. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar como se dá o processo de produção escrita do texto dissertativo-argumentativo, no ensino médio, a partir de uma sequência didática. Assim, a partir do processo modular da sequência didática, será realizada uma investigação de natureza qualitativa e de base intervencionista, voltada para o ensino de produção escrita do texto dissertativo-argumentativo do ENEM, com foco em seus aspectos linguísticos e retóricos. Dessa forma, como parte do processo de ensino-aprendizagem, serão analisadas a primeira e última versões do texto dissertativo-argumentativo dos estudantes de uma escola estadual de ensino médio, em João Pessoa, essas representarão o corpus para investigação, a fim de que se possa observar o avanço na aprendizagem sobre o gênero dissertativo-argumentativo do ENEM. Teórica e metodologicamente, tomamos por base as Sequências Didáticas de Noverraz, Dolz & Schneuwly (2004), por ser não só instrumento de geração de dados para a pesquisa, mas também por se constituir em um instrumento didático que permite a identificação de dificuldades e avanços e a intervenção no processo de produção escrita de um gênero discursivo. No que diz respeito à Redação do ENEM, tomaremos por base os documentos oficiais que orientam a produção desse texto, como o documento básico do ENEM (BRASIL, 2021), e Cartilha do Participante (BRASIL, 2023), mas também a teoria dos gêneros, a partir dos estudos de Bakhtin (1997) e de Marcuschi (2008), já que consideramos o texto dissertativo-argumentativo como um gênero discursivo particular. Em relação às concepções de ensino da escrita, consideramos as ideias de Antunes (2003) e Koch &Elias (2009), entre outros. Logo, a pesquisa empreendida aponta para a necessidade de uma constante avaliação da metodologia de ensino aplicada em sala de aula ao trabalharmos com a produção de texto dissertativo-argumentativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA
Externo ao Programa - 2655533 - ANA CAROLINA VIEIRA BASTOS